PETROBRÁS AMPLIA CORTES E IRÁ DEMITIR 5 MIL FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS AMPLIA CORTES E IRÁ DEMITIR 5 MIL FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS

Fachada da sede da PetrobrasA permanência do cenário de crise agrava a situação da Petrobrás e os cortes não param de crescer. Após a queda de seu grau de investimento, que traz visões pouco otimistas quanto ao futuro, a estatal vem agora estabelecendo novas metas para reduzir custos. No intuito de tornar suas operações mais enxutas, a empresa tem entre seus objetivos o corte de 30% dos funcionários terceirizados ligados à área administrativa, medida que significa uma demissão em massa de aproximadamente 5 mil trabalhadores.

Dispensar funcionários, reduzir ainda mais os investimentos e dar prosseguimento ao plano de venda de ativos. Frente às dificuldades de obter caixa, a empresa já deu início ao desligamento de funcionários, segundo reportagem de O Globo. A estatal tem cancelado e deixado de renovar contratos, à medida que avalia um excesso de terceirizados no setor de administração. Análises feitas pela empresa apontam que em certas áreas de atuação há mais trabalhadores terceirizados do que funcionários próprios.

A ampliação da prática de cortes já era esperada pelo mercado, em meio às especulações acerca de uma revisão do plano de negócios da companhia. As dificuldades da Petrobrás não se amenizaram nos âmbitos político e financeiro, diferente do que poderia se esperar há alguns meses. Entre as barreiras enfrentadas está a alta desenfreada do dólar e a manutenção do preço baixo do barril de petróleo. Dessa forma, embora tenha trazido enormes cortes de investimento, o plano que se estende até 2019 deverá ser reduzido para se adaptar à piora do mercado.

A expectativa é de que novas medidas de corte sejam anunciadas após a reunião do Conselho de Administração da companhia, que acontecerá no próximo dia 30. Os aportes previstos para este e para o próximo ano já sofrem redução: o total de investimento em 2015 deverá ser inferior aos US$ 27 bilhões previstos inicialmente, enquanto 2016 contará com menos de US$ 25 bilhões.

6
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Maurilio José CavalcanteManuel AudazHerman GrafAssis PereiraBiffy Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Biffy
Visitante
Biffy

…”O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada, o segundo melhor uma empresa de petróleo mal administrada”. John D. Rockfeller Hoje em nada se compara o aprendizado dos segredos de um estado e seus monopólios, principalmente em se falando do óleo negro, descoberto sem querer por Monteiro Lobato, só poderia acabar nisso… Agora difícil vai ser fazer trabalhar os que ficarem, a espera de novo corte. Deve existir muitos mitos, que não combinam, entre o homem mais poderoso do mundo e a empresa mais poderosa do Brasil. Volta John, nem que seja para uma palestra de… Read more »

Assis Pereira
Visitante
Assis Pereira

NÃO TEM MAIS SENTIDO: A FARRA DA TERCEIRIZAÇÃO PRECÁRIA E ILEGAL NA PETROBRAS TEM QUE ACABAR. Porque a Petrobras vai cortar apenas 5 mil terceirizados quando possui na atualidade 360 mil empregados cedidos por empresas interpostas atraves de tercerização precária e ilegal? Qual o motivo de não reduzir os custos bilionários com as contratações bilionárias de terceirizados por empresas interpostas, enquanto a PETROBRAS possui mão de obra própria e ociosa na atualidade por conta da paralisação da maior parte de suas atividades, seja decorrente da redução drástica no seu Plano de Investimento, ou da diminuição de atividades “improdutivas” em consequência… Read more »

Maurilio José Cavalcante
Visitante
Maurilio José Cavalcante

O maior problema das pessoas é a MALDITA DA INVEJA! Na hora de falar alguma coisa contra Graça Foster ninguém se atreve, ela recebe comendas, é elogiada em revistas e mídias especializadas tanto nacionais quanto estrangeiras porque é “mulher no poder” a nova moda do Brasil e do Mundo afora (Dilma Rousseff, Graça Foster, Cristina Kirchner, Roseana Sarney… Só gente com algum pé na corrupção). Mas o que o povo quer saber é porque o que motiva essa maldita inveja por poder da Engenharia da Petrobras nessa rivalidade com o CENPES, mas precisamente com o PIEB nesse jogo de política… Read more »

Herman Graf
Visitante
Herman Graf

O melhor negócio do mundo, é ter uma empresa petrolífera de capital aberto com 51% de ações estatal,um partido pirata pilhando a empresa, sindicalizando sua estrutura, aliciando e comprando pactos de colaboração e silencio de seus funcionários.

Avaliem as movimentações financeiras, aquisição de imóveis feitas por funcionários da Petrobras nos últimos 4 anos.

Manuel Audaz
Visitante
Manuel Audaz

5.000?
Número risível!!

Maurilio José Cavalcante
Visitante
Maurilio José Cavalcante

Risível porque não foi você o demitido junto com os 5000 que estavam trabalhando sempre direito, dando o suor de sua camisa por 10 longos anos ou mais como terceirizado, sofrendo e sendo tratado como inferior porque que não era um legítimo “crachá verde”, porque as únicas pessoas que não tem garantia de emprego ou nada dentro da Petrobras mesmo que deem o próprio sangue em cursos, atualizações de currículo para conseguirem serem promovidos são aquelas que usam o crachá marrom. Porque os funcionários crachá marrom são da Petrobras terceirizados, submissos a sua cultura, modus operandi e tudo o mais.… Read more »