ABB IRÁ FORNECER SOLUÇÃO PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA DA COSTA ATÉ CAMPO OFFSHORE DA STATOIL
A Statoil contratou a ABB para fornecimento do cabo extrudado mais longo do mundo. Com extensão de 200 quilômetros, o equipamento será responsável pelo fornecimento de 100 MW de eletricidade da rede elétrica norueguesa até o campo petrolífero offshore Johan Sverdrup. O contrato fechado entre as empresa é de aproximadamente R$ 90 milhões.
A instalação offshore fica a 155 km de Stavanger no Mar do Norte e é considerado um dos maiores campos petrolíferos offshore na Plataforma Continental Norueguesa (NCS). A expectativa da Statoil é que, no seu pico produtivo, a produção chegue a algo entre 550 mil e 650 mil barris de petróleo por dia, correspondente a quase 40% da produção total de petróleo da NCS.
A companhia suíça irá projetar, fabricar e instalar o sistema de cabeamento extrudado de corrente contínua. Com o cabo e a energia vindo através dele, evita-se a necessidade de queima de diesel ou gás em alto-mar para alimentar o equipamento e maquinaria nas plataformas, resultando em reduções nas emissões de CO2 e de óxido de nitrogênio.
“Com esta solução de cabeamento de ‘energia a partir da zona costeira’, a ABB romperá, mais uma vez, as fronteiras da tecnologia e reduzirá o impacto ambiental, tudo totalmente alinhado à nossa visão de energia e produtividade para um mundo melhor”, afirmou o presidente da divisão de Sistemas de Potência da ABB, Claudio Facchin (foto).
Deixe seu comentário