PETROBRÁS VAI INSTALAR DOIS FPSOs NOS CAMPOS DE BÚZIOS E ITAPU, NA CESSÃO ONEROSA
A Petrobrás irá instalar dois novos FPSO’s nos campos de Itapu e Búzios, localizados no cluster do pré-sal da Bacia de Santos sob o regime de cessão onerosa. O projeto prevê a instalação das unidades produtivas Itapu 1 e Búzios 6 para extração de primeiro óleo em 2021 e 2022, e foi aprovado em publicação do Ministério de Minas e Energia (MME) nesta semana.
A produção em campos da cessão onerosa será realizada pela estatal nos blocos de Franco, Florim, Nordeste de Tupi e Entorno de Iara. Apresentados como prioritários pelo MME, os investimentos na área foram firmados em contrato assinado pela companhia no segundo semestre de 2010. O campo de Búzios está previsto para entrar em operação comercial em maio de 2017, enquanto Atapu está previsto para julho 2018, Sépia para junho de 2019 e Itapu tem previsão para abril de 2021.
Com os novos projetos, o empreendimento total da cessão onerosa deverá contar com dez sistemas definitivos, dos quais quatro ainda virão a ser contratados. O processo de licitação para os projetos já foi iniciado pela Petrobrás, que receberá propostas para a unidade de Sépia até o dia 10 de dezembro.
Tudo afretado com construções na China e Cingapura.
Quem fica feliz? (as corruptoras) SBM e MODEC (que tem ou tinham outras corruptoras – Queiroz Galvão e Schahin como sócias, respectivamente) e os bancos (Bradesco, Sumitomo etc) que financiam estes FPSOs para as Afretadoras. Por fora para afretamento vem a Teekay que tem como sócia a corruptora Odebrecht.