POLÍTICA REDUÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE ETANOL FAZ CONSUMO CRESCER 130% EM MINAS GERAIS
Uma política de valorização do etanol, implementada pelo governo estadual de Minas Gerais em março, já começa a mostrar bons resultados. Entre janeiro e agosto deste ano, o consumo do combustível já aumentou em 130%, na comparação com o mesmo período de 2014.
O governo diminuiu a alíquota sobre o etanol de 19% para 14% e, ao mesmo tempo, elevou a gasolina de 27% para 29%. Quem está comemorando as medidas são as usinas de etanol e açúcar do centro-sul do país. Dados da Agência Nacional do Petróleo mostram o crescimento no consumo, que atingiu 1,07 bilhão de litros nos oito primeiros meses do ano, frente a 466,99 milhões nos mesmos meses do último ano.
O consumo de etanol aumentou em outros estados que também optaram um ICMS mais baixo sobre o biocombustível, como o Paraná, onde a alíquota é de 18%, o crescimento no mesmo período foi 42,3%.
O objetivo mineiro é dar vazão à produção de etanol que deve chegar a 1,8 bilhão de litros nessa safra. Nos últimos anos, oito usinas fecharam, mas outras 37 estão em operação no estado.
Deixe seu comentário