MÉXICO ANUNCIA PLANO DE CINCO ANOS PARA EXPLORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CAMPOS DE PETRÓLEO
Após realizar a oferta de áreas exploratórias ao mercado internacional em uma nova rodada de licitações, o governo mexicano vem traçando planos de investimento para os próximos anos no setor de petróleo e gás. Nesta semana, o ministro de Energia do México, Pedro Coldwell (foto), anunciou um novo planejamento de cinco anos voltado à exploração e produção em 96 áreas e 236 campos do país, que detém reservas com grande potencial produtivo. A medida amplia em 31,7% a área abrangida em relação ao plano de desenvolvimento anterior e tem como objetivo estabelecer blocos para os leilões que estão por vir nos próximos anos.
As perspectivas são otimistas para o crescimento da indústria petrolífera no país, que agora abriu suas áreas para investimento de companhias estrangeiras. Com o novo plano, o país reforça a estratégia de mercado anunciada há alguns meses e dá maior foco ao desenvolvimento das reservas em águas profundas nas costas de Campeche e Tabasco, além das áreas de Veracruz, Perdido e Coahuila.
O governo mexicano pôde comemorar os resultados de seu segundo leilão de petróleo, no qual foram arrematados três blocos de um total de cinco. A oferta de licitações foi recebida de forma positiva após mudanças regulamentares impulsionadas devido ao fracasso da rodada anterior, quando apenas duas áreas foram arrematadas entre 14 blocos apresentados.
De acordo com Coldwell, o resultado das duas rodadas, que aconteceram em julho e setembro, deve consolidar investimentos de aproximadamente US$ 5,8 bilhões. Os novos aportes na estrutura exploratória do país devem também ampliar a exportação de petróleo, que deve subir a um total de 90 mil barris por dia a partir de 2018.
Deixe seu comentário