BRAZIL NETWORK DAY VAI REUNIR EXECUTIVOS BRASILEIROS E HOLANDESES NO PRIMEIRO DIA DA EUROPORT
Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) –
A Embaixada Brasileira na Holanda está empenhada em fomentar novos negócios entre empresários brasileiros e holandeses e vai aproveitar a realização da Europort, uma das maiores feiras mundiais de tecnologias marítimas, entre os dias 3 e 6 de novembro, para promover um evento especial com este intuito. O Brazil Network Day, que chega à nona edição na próxima terça-feira (3), já tem mais de 600 inscritos, como conta Ivens Signorini Filho (foto), adido comercial da Embaixada Brasileira na Holanda, e deve ser um dos maiores destaques do primeiro dia da Europort, ocupando o principal auditório do centro de convenções Ahoy Rotterdam das 14h às 21h, com uma série de plenárias na primeira parte e um coquetel de negócios a partir das 18h. O evento este ano terá foco no setor de óleo e gás do Rio de Janeiro e será realizado em parceria com a organização da Europort e com a prefeitura de Roterdã, sendo que o prefeito, Ahmed Aboutaleb, fará a abertura do coquetel junto com o embaixador brasileiro na Holanda, Piragibe Tarragô. Além disso, estão previstas as participações do diretor da Petrobrás na Holanda, Samir Awad, o chairman da Câmara de Comércio Holando-Brasileira (Dutcham), Rob Wilmink, e o chefe da missão holandesa no Brasil, Paul Zwetsloot, que atua na Embaixada em Brasília. “Embora o cenário brasileiro esteja um tanto nebuloso no momento, temos a expectativa de poder frisar para o investidor que somos um país que busca fomentar e diversificar tanto negócios quanto investimentos”, afirmou Ivens.
Como será o Brazil Network Day?
Nós organizamos este evento desde 2011, duas vezes ao ano, e agora estamos chegando à nona edição. Geralmente reunimos cerca de 500 empresas e temos a necessidade de organizar em grandes locais, devido ao grande número de participantes. Nesta edição, já temos mais de 600 confirmados, sendo que o evento será realizado durante o primeiro dia da Europort, uma das maiores feiras mundiais de tecnologias marítimas.
Como será a programação?
Ocuparemos o auditório principal do centro de convenções Ahoy Rotterdam, no mesmo lugar onde estará ocorrendo a Europort. A abertura do Brazil Network Day acontece às 14h, com a realização de plenárias com executivos de primeira linha até às 18h. Após o final das plenárias, o embaixador brasileiro na Holanda, Piragibe Tarragô, e o prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, farão a abertura do Business Network Cocktail, que vai até às 21h.
Quais serão os destaques do evento?
Nesta edição, daremos foco aos setores de óleo & gás e indústria naval, com o tema “Oportunidades de Negócios e Investimentos no Estado do Rio de Janeiro”. Teremos grandes nomes entre os palestrantes, como o diretor da Petrobrás na Holanda, Samir Awad, o chairman da Câmara de Comércio Holando-Brasileira (Dutcham), Rob Wilmink, e o segundo nome da Embaixada da Holanda em Brasília, Paul Zwetsloot, além de outros nomes importantes. Contamos ainda com o apoio e a participação de empresas como a KPMG, a Baker & McKenzie, a NeoGrid e a Intertrust.
Qual a expectativa com o evento?
No ano passado, além da realização do Brazil Network Day, também tivemos um estande na Europort, em parceria com a Petrobrás, mas este ano tivemos restrições orçamentárias, então optamos apenas pela realização do evento. Mas, como no ano passado nosso estande foi visitado por cerca de 100 empresários brasileiros na feira, gostaríamos de divulgar o evento, para que os que vêm ao país para a Europort possam estar presentes. Esperamos uma grande participação do empresariado.
Qual o perfil dos já confirmados?
Desses mais de 600 confirmados, a maior parte é de empresários que já fazem negócios com o Brasil, mas também temos pessoas que estão prospectando o mercado brasileiro, formadores de opinião e jornalistas, então há um investimento grande no evento. Embora o cenário brasileiro esteja um tanto nebuloso no momento, temos a expectativa de poder frisar para o investidor que somos um país que busca fomentar e diversificar tanto negócios quanto investimentos.
O que os interessados devem fazer para participar?
Basta entrar no site do Brazil Network Day e se registrar. Ficará aberto a inscrições até segunda-feira (2).
Que tipo de atividades a Embaixada tem desenvolvido para fomentar os negócios entre o Brasil e a Holanda?
Temos um setor comercial bastante ativo, que fomenta eventos, missões e parcerias. Ontem (28), por exemplo, encerramos uma visita de três dias do governador de Goiás, Marconi Perillo, aqui na Holanda. Mesmo com o cenário de dificuldades, ele conseguiu levar alguns investimentos daqui para o Brasil. A Holanda sempre esteve entre os cinco maiores parceiros comerciais do Brasil. Nos últimos anos, ela esteve entre os cinco maiores investidores no Brasil e atualmente está entre os 10 maiores.
A questão envolvendo a SBM e a Petrobrás gerou alguma mudança nas relações de negócios das empresas holandesas com o mercado brasileiro?
Nesse ponto não posso comentar, porque não tenho subsídios para dar informações. O que sei é que, com o redimensionamento dos projetos da Petrobrás, muitas empresas que assinaram contratos estão interessadas em mantê-los e em tentar renegociá-los para, na medida do possível, compatibilizar as novas necessidades.
Com a crise no Brasil e a desvalorização do real, a Embaixada tem sido mais procurada por empresas nacionais interessadas em entrar no mercado holandês?
Atualmente, temos 35 empresas brasileiras estabelecidas aqui. Da área de óleo e gás, temos a Petrobrás, que tem em Roterdã um de seus maiores escritórios no exterior. Temos aqui também a Sete Brasil e a OSX, assim como Mapron Engineering, que atua no Porto de Açu, dentre outras. Empresas holandesas no Brasil são cerca de 400, sendo que todas as grandes estão no país. Então o evento terá um papel importante neste sentido, pois os presentes vão debater suas opiniões sobre o mercado brasileiro, tentando incentivar os investidores a olharem mais para o Brasil, principalmente com a desvalorização do real, que pode gerar oportunidades mais atrativas.
Caso uma empresa brasileira tenha interesse em atuar no mercado holandês, o que ela precisa fazer?
A Holanda tem um escritório de fomento em São Paulo, a Netherlands Foreign Investment Agency, que presta esclarecimentos como esse. Eles estão plenamente qualificados a prestar todo tipo de informação para a atuação na Holanda, e aqui na Embaixada nós damos todo apoio às empresas brasileiras que estejam interessadas em se internacionalizar.
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