BRASIL E NORUEGA ASSINAM MEMORANDO PARA AMPLIAR PARCERIA ENTRE EMPRESAS DE TRANSPORTE MARÍTIMO
A visita do príncipe norueguês Haakon Magnus (foto) ao Brasil vêm ampliando ainda mais os laços comerciais entre os dois países, tendo como principal foco a indústria naval. O governo brasileiro assinou com representantes da Noruega, nesta semana, um memorando para uma futura parceria no setor de transporte marítimo, em acordo que deverá expandir a cooperação de empresas privadas brasileiras com companhias norueguesas para os serviços de apoio portuário, afretamento de embarcações e navegação.
O memorando de entendimento prevê a criação de comissões para debater os possíveis modelos a serem adotados na parceria. Após reunião nesta segunda-feira (16), as comitivas dos dois países firmaram que o acordo incluirá o intercâmbio de informações e a capacitação de profissionais.
Nesta terça-feira (17), o grupo de noruegueses conheceu as instalações do Centro de Pesquisas da Petrobrás, operado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A visita contou com uma demonstração, sob simulação industrial, do protótipo do robô Doris, financiado pela estatal em conjunto com a norueguesa Statoil. A tecnologia pode ser utilizada em plataformas de produção offshore para a inspeção e o monitoramento de equipamentos.
No Brasil até a próxima quinta-feira (19), o príncipe norueguês deverá ainda fazer uma visita ao estaleiro Vard, localizado em Niterói. O país vem buscando aprimorar a movimentação de tecnologias offshore junto à indústria brasileira e analisa possíveis novos projetos no mercado nacional. Além do estaleiro, a comitiva norueguesa, que conta com ministros atuantes no segmento energético, visitará uma fábrica de tintas em Itaboraí.
Deixe seu comentário