DELCÍDIO AMARAL DECIDE FAZER DELAÇÃO PREMIADA E PODE INFLUENCIAR PROCESSO DE IMPEACHMENT | Petronotícias




faixa - nao remover

DELCÍDIO AMARAL DECIDE FAZER DELAÇÃO PREMIADA E PODE INFLUENCIAR PROCESSO DE IMPEACHMENT

delcidio-amaralUma frase antiga diz que o Brasil é abençoado, porque, além das belas paisagens, não tem terremotos, vulcões ou furacões. Ao pé da letra, é verdade, mas na política brasileira a Operação Lava Jato fez a terra tremer muitas vezes desde o início do ano passado. E agora treme novamente, com epicentro em Brasília, onde o senador Delcídio Amaral, preso após ser flagrado planejando a fuga de Nestor Cerveró, decidiu fazer delação premiada. A depender do que revelar o ex-líder do governo no Senado, seus depoimentos devem sacudir os alicerces de Brasília, com forte impacto sobre os deputados que votarão no processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A decisão de Delcídio, que contratou para isso o advogado Antonio Augusto Figueredo Basto, responsável por cuidar de vários acordos de delação anteriores na Lava Jato, veio após muita pressão de familiares e após ele se ver isolado na prisão, sem movimentações aparentes para sua libertação. Agora, pode ser que esse cenário mude, já que o senador era líder do governo no Senado, com trânsito livre entre os maiores caciques políticos do PT, incluindo a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Além disso, a relação de Delcídio com o PSDB também vem de longo tempo, já que ele foi diretor da Petrobrás entre 1999 e 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Na gravação que levou o senador para a prisão, captada pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, Delcídio discutia formas de pressionar o Supremo Tribunal Federal para liberar o ex-diretor da estatal da prisão, negociava para que Cerveró não citasse seu nome, nem o do banqueiro André Esteves – também preso –, e chegou a falar sobre as melhores formas de ajudá-lo a fugir para a Espanha, caso conseguissem um Habeas Corpus.

O áudio, que revelava muitos detalhes dos bastidores espúrios da política brasileira, ainda deixou claro como nem a Operação Lava Jato, nem as dezenas de prisões de grandes figuras da engenharia nacional reduziram a voracidade com que o interesse político dispõe da Petrobrás, já que na mesma reunião o senador chega a discutir com o advogado Edson Ribeiro sobre a criação de uma nova diretoria na estatal, de TI, que teria orçamento de um bilhão. Eles chegam a falar o nome que seria indicado para a vaga, Edson Feitosa dos Santos, e dizem que, como não seria uma área essencial da companhia, “ninguém encheria o saco”.

Até o início desta semana, Delcídio ainda esperava um resgate de seus pares políticos, mas na segunda (7) o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, formalizou a denúncia criminal contra o senador, além de obter a autorização do Supremo para abrir mais dois inquéritos contra ele. Com isso, o ex-líder do governo no Senado bateu o martelo pela delação.

O resultado do que ele revelar pode ser decisivo para o futuro do País, que vive dias de tensão em torno da abertura do pedido de Impeachment da presidente Dilma na Câmara. A delação de Delcídio terá forte impacto na votação dos deputados, apesar da tentativa de muitos em afastar o “teor político” do processo.

5
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
BiffyBISMARKLEandroMandacaru Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mandacaru
Visitante
Mandacaru

De todos os indiciados no(s) esquema, foi muito rápida a decisão, mas preparem-se… Isso mente até em confissão na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Em tudo que vier declarar, 99% será os que outros já falaram e de acréscimo duvidoso.
Advogado, político e ator, conhecem muito bem a arte de interpretar e fantasiar uma situação, ainda mais para salvar os carneirinhos de tridente em punho, de capa vermelha.

LEandro
Visitante
LEandro

Pena de morte para politicos corruptos!

Biffy
Visitante
Biffy

Delcidio Amaral gravou áudio… Maria Fernanda Amaral, gravou vídeo aliás uma gratíssima internacional… Agora é aguardar o que a lei permite mas só assim, consegui ver a Fernamdinha, como veio ao mundo, e o que ela mais gosta… Tentação… Infelizmente sou casado e ela não frequenta a mesma praia que eu. Deliciosa essa Fernanda, se sou Juiz, soltava o bandido agora… Já se tem tantos soltos um mais não fará diferença… A filha faz!

BISMARK
Visitante
BISMARK

Concordo mandacaru todos esses politicos são uns artistas de premio OSCAR,mas não devemos esquecer que alem do Cunha, tem o Collor, Renan Calheiros e muitos outros que foram citados em delação premiada, e ate agora o Supremo e Sr. Rodrigo Janot nao formalizaram nenhuma denuncia contra eles acho que estão querendo salva-los que seria um GRANDE DESASTRE E UMA PERDA IRREPARÁVEL para tira-los de vez de nossas vidas, mas certamente voltariam em novas eleições pq nosso povo não esta acostumado a se livrar dos vermes e maus-carater que estão em Brasilia. Ah, Sr, Janot e familia LULA quando irão trancafia-los..

Biffy
Visitante
Biffy

Meu camarada,

No submundo do poder, assim como o do crime, ninguém morre como só subúrbio do Rio, Alagados ou Pina em Recife, pituba na Bahia, zona sul de SP, Niteroi em Porto Alegre, e por aí vai… A hora deles irá chegar! Pode ser bala perdida(achada) ou uma esquina, igual ao Celso Daniel…. Só o tempo poderá dizer, mesmo porquê, eles só andam de jagunços.