BULGÁRIA INVESTE NO SETOR ENERGÉTICO E BUSCA SE TORNAR MAIOR FORNECEDORA DE GÁS NATURAL DA EUROPA
O mercado europeu de energia atrai a atenção de investidores e deverá contar em breve com um novo fornecedor de peso. Após construir um grande reservatório de gás natural perto de seu porto de Varna, no Mar Negro, a Bulgária busca hoje se consolidar como principal transportadora do insumo para as regiões central e sudeste da Europa, com uma estimativa de entrega de 43 bilhões de m³ de gás.
O anúncio foi feito nesta semana pelo primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov (foto). Segundo o planejamento do novo projeto, a unidade de armazenamento deverá acumular o gás advindo da Rússia, Turcomenistão e Azerbaijão, além de outras jazidas da região.
A expectativa do governo é que a armazenagem de gás dos Bálcãs permita uma maior diversificação do fornecimento de gás natural aos países do continente. A partir do reservatório próximo a Varna, a Bulgária deverá fornecer o insumo à Romênia e à Sérvia.
Anunciado pela primeira vez em fevereiro de 2015, o projeto vem sendo elaborado em parceria com a Comissão Europeia, segundo Borisov.
Deixe seu comentário