GERAÇÃO ELÉTRICA NO BRASIL CRESCE 6.428 MW EM 2015 E SUPERA META DO GOVERNO
O aumento nos investimentos do setor energético vêm trazendo bons resultados para o país, que superou as metas de geração elétrica firmadas para 2015. No total, o ano trouxe a entrada de 6.428 MW de energia nova ao Sistema Interligado Nacional (SIN), valor superior à expectativa de 6.410 MW firmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A informação foi anunciada esta semana em reunião realizada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Apesar das dificuldades financeiras que acometem diversas áreas da indústria, o mercado energético segue crescendo no país. A meta de crescimento estipulada pelo governo foi ultrapassada após a entrada, no final do ano, de novas máquinas em operação. No último mês de dezembro, a expansão da capacidade energética brasileira somava 5.170 MW, e a previsão do comitê era de um aumento de 800MW em potência instalada até o final de 2015.
A análise feita pelo grupo de trabalho também avalia o risco de déficit de energia previsto para este ano, e as perspectivas são otimistas. Para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, o risco permanece em zero. O cálculo, que estima a suficiência e a segurança do sistema nacional, é mais favorável do que o registrado no ano anterior, quando calculou-se um valor de 4,9% para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 1,2% para o Nordeste.
Deixe seu comentário