NAO DELETAR
HMFLOW

GALP AVALIA ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA AUMENTO DOS IMPOSTOS SOBRE PETRÓLEO NO RIO DE JANEIRO

carlos gomes da silvaAs novas tributações sobre a produção de petróleo anunciadas pelo governo estadual do Rio de Janeiro não foram bem recebidas pela indústria, que estuda caminhos para combater a medida. Nesse cenário, a Galp avalia hoje entrar com uma ação individual contra o aumento dos impostos, que deverão afetar o resultado financeiro da empresa portuguesa em suas operações na Bacia de Santos. O processo judicial, que poderá ser iniciado também em uma frente conjunta com outras companhias, segue a linha que vem sendo adotada pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).

Ao passo que as perspectivas da Galp são de crescimento no Brasil, a elevação nos impostos de produção preocupa hoje o presidente da empresa, Carlos Gomes da Silva (foto). De acordo com o executivo, a companhia estuda medidas em conjunto com a indústria, mas isso não significa que não dará início a uma ação individual para proteger seus direitos.

Os novos tributos foram sancionados pelo governo no último mês de dezembro, criando uma taxa de fiscalização de R$ 2,71 sobre cada barril produzido no Estado, além do ICMS sobre a produção de óleo e gás na região. Com as duas medidas, a expectativa é de que cresçam em R$ 22 bilhões os impostos anuais sobre as petroleiras.

Embora estude abrir processo contra as novas taxas, a Galp enxerga hoje com bons olhos os incentivos anunciados pelo governo federal. Hoje, a empresa vem ampliando suas operações no Brasil e elevou sua produção em 81% no ano passado. Atuante junto à Petrobrás nos campos de Lula e Iracema, na Bacia de Santos, a empresa alcançou a média de 36 mil barris diários de óleo equivalente em 2015.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Victor S.
Victor S.
10 anos atrás

Mas que situação tão hostil com as empresas petrolíferas. Primeiro pedem e atraem investimento, depois impõem taxas enormes no meio do jogo. São golpes baixos com ondas de choque incalculáveis. A Shell que se prepare.

trackback

[…] The origin of this post can be found here. […]