JOINT-VENTURE FORMADA POR SAUDI ARAMCO E LANXESS INICIA OPERAÇÕES EM ABRIL
Uma nova gigante do setor petroquímico chega ao mercado este ano. A Arlanxeo, joint-venture formada em parceria da Saudi Aramco com a Lanxess, iniciará suas operações em abril, com foco na produção, venda e distribuição de borracha sintética à indústria global. A nova empresa, sediada na Holanda e orçada em € 2,75 bilhões, já recebeu o licenciamento de autoridades antitruste e deve anunciar nas próximas semanas seu quadro administrativo. No total, a companhia soma investimentos de € 1,2 bilhão por parte da petroleira saudita.
As expectativas são altas para a empresa, que conta com subsídios financeiros para se tornar um dos principais nomes do setor. Anunciado em setembro do ano passado, o acordo para criação da joint-venture estabelece participação de 50% para as duas companhias, que buscam novos projetos no mercado petroquímico. De acordo com o CEO da Lanxess, Matthias Zachert (foto), a nova empresa vai se tornar “uma marca de peso” no setor. “Juntos, no futuro poderemos produzir borracha sintética em uma cadeia de valor integrada que vai desde o campo de petróleo até o produto final”, afirma o executivo.
A diretoria da Arlanxeo ainda não foi anunciada, mas o cargo de CFO será ocupado por um representante da Saudi Aramco. O Conselho de Administração, porém, será dividido igualmente com a parceira alemã. “Com este novo nome, a Arlanxeo vai se construir no foco ao consumidor, reconhecimento e reputação da Saudi Aramco e da Lanxess”, afirmou o vice-presidente sênior de downstream da petroleira, Abdulrahman Al-Wuhaib.
Deixe seu comentário