VENINA VELOSA É OUVIDA EM PROCESSOS CONTRA A PETROBRÁS NOS ESTADOS UNIDOS
Os processos movidos contra a Petrobrás em Nova York terão o depoimento da ex-gerente da diretoria de Abastecimento Venina Velosa da Fonseca (foto). Nesta terça-feira (16), a geóloga está sendo ouvida pelos advogados de defesa e de acusação, para dar sua versão sobre as responsabilidades internas na companhia por desvios de dinheiro.
Os investidores estrangeiros acionaram a Justiça para buscar compensações às perdas que julgam ser oriundas dos esquemas de corrupção dentro da estatal, como vem apontando as investigações da Operação Lava Jato. Os advogados da Petrobrás tentaram, em vão, evitar o depoimento de Venina, mas o juiz responsável pelas ações individuais e pelo processo coletivo, Jed Rakoff, julgou a visão da geóloga pertinente ao caso.
Entre as preocupações da Petrobrás estão a questão da Refinaria Abreu e Lima, que teve seu preço orçado inicialmente em R$ 2,5 bilhões mas já ultrapassa os R$ 18 bilhões, e o possível apontamento para investimentos em projetos que já se colocavam como economicamente ruins para a companhia.
A ex-gerente já prestou depoimentos no Brasil, para o juiz Sérgio Moro dentro da Operação Lava Jato, para o Ministério Público Federal e para a CPI da Petrobrás no Congresso. Em suas falas, Venina afirmou ter feito uma apresentação para o conselho de administração da companhia, à época presidido pela presidente Dilma Rousseff, com uma projeção de prejuízo para Abreu e Lima, também apontou irregularidades em contratos da área de comunicação, além de negociações obscuras para a compra de combustível de navio, quando chefiava o escritório de Cingapura.
Foi de jatinho da presidência ou pela Delta?
Quem pagará os custos dessa visita aos States… Tem vaga na comitiva igual à França lá foram 900,acompanhando a presidente.
Pelo depoimento feito aqui, nada acrescentou e foi dispensada, pelo juiz e pela CPI, agora lá… Será que soma alguma coisa?-