AMAZONAS TERÁ MAIS 900 MW DE CAPACIDADE INSTALADA ATÉ O FIM DESTE ANO | Petronotícias




faixa - nao remover

AMAZONAS TERÁ MAIS 900 MW DE CAPACIDADE INSTALADA ATÉ O FIM DESTE ANO

amazonasOs novos investimentos em geração elétrica já apontam para resultados a curto prazo na indústria do Amazonas. Com a entrada em operação de novas unidades produtivas, o Estado deverá receber até o final deste ano mais de 900 MW de energia nova, metade dela proveniente da usina termelétrica Mauá 3, que está sendo construída em Manaus e irá iniciar suas operações em outubro. Além da unidade, a região vem ampliando o volume de energia recebida do Sistema Interligado Nacionial (SIN) e conta com novas iniciativas de geração independente no interior do Estado.

A expectativa é de que a expansão da oferta de energia acompanhe o desenvolvimento industrial do Amazonas, que detém um dos principais polos produtivos do país. Com uma capacidade inicial de 380 MW, a termelétrica Mauá 3 terá duas turbinas a gás com potência aproximada de 187 MW cada. No primeiro semestre de 2017, entrará em operação a terceira turbina, que produzirá energia a partir do vapor gerado pelas outras duas máquinas e aumentará a capacidade da usina para 584 MW.

“Essa máquina a vapor vai barater ainda mais o custo da energia, o que é muito importante para nós no Amazonas, porque é assim que nós vamos baixar a tarifa, fazendo investimentos, fazendo com que a energia fique mais eficiente, mais limpa e mais barata”, afirmou nesta semana o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, que ressaltou a importância de novos aportes em produção independente na região. “No interior do Estado, nós já licitamos 124 MW de energia emergencial, que vai ser agora aprovada no Conselho da Eletrobrás Amazonas Energia, para serem assinados os contratos”.

Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os primeiros leilões de produtores independentes no interior do Estado do Amazonas, que deverá instalar até dezembro deste ano mais 400 MW na região. Com a nova autorização, a produção independente chegará à marca de 550 MW de energia nova ainda este ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of