EXXONMOBIL ANUNCIA CORTE DE 25% NOS INVESTIMENTOS PARA ESTE ANO
Diante do prejuízo crescente em um mercado hostil, uma das maiores petroleiras do mundo segue encolhendo suas operações para sobreviver à baixa do barril de petróleo. A ExxonMobil anunciou nesta semana que irá reduzir em 25% seus investimentos ao longo deste ano, que deverão somar US$ 23 bilhões pelos próximos meses. O corte teve como alvo principal as atividades de exploração e produção, que sofrem hoje com uma paralisação cada vez maior no mercado norte-americano. Além disso, a empresa diminui sua meta de produção de 4,3 milhões de barris até 2017 para cerca de 4 milhões de barris no mesmo período.
Embora tenha escapado à venda de ativos ou novas demissões, a companhia tende a encolher ainda mais no atual cenário de baixos investimentos. No último ano, a petroleira reduziu seu orçamento em 20% para se adaptar ao contexto da indústria, que vem afetando em cheio as finanças do setor. No quarto trimestre, a empresa registrou uma queda de 58% em seus lucros.
“Vamos focar na maximização das receitas em toda a cadeia”, afirmou em comunicado o CEO da ExxonMobil, Rex Tillerson (foto). “Nosso foco permanece em fazer escolhas que aumentem o valor ao acionista”, disse o executivo, que enxerga hoje no mercado boas oportunidades para aquisição de novos empreendimentos. Segundo ele, no entanto, os vendedores vêm apresentando expectativas irreais de preços.
Deixe seu comentário