PETROBRÁS ANUNCIA RESULTADOS FINANCEIROS DE 2015 NESTA SEGUNDA-FEIRA E CONCENTRA EXPECTATIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS ANUNCIA RESULTADOS FINANCEIROS DE 2015 NESTA SEGUNDA-FEIRA E CONCENTRA EXPECTATIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

alx_aldemir-bendine-20150428-01_originalO clima não é de comemorações e as expectativas são pessimistas. Em meio a este cenário, a Petrobrás divulga hoje seu balanço contendo os resultados financeiros de 2015, em apresentação que deve dar novos contornos à realidade do mercado brasileiro de óleo e gás após um dos anos mais difíceis na história do setor. A divulgação dos números, prevista para as 18h na sede da estatal, irá incluir o resultado do quarto trimestre e vem concentrando as expectativas da indústria quanto ao plano de venda de ativos da companhia, que passa hoje por grandes dificuldades e não deve atingir a meta de US$ 14,4 bilhões em desinvestimentos até o final deste ano.

O momento não permite otimismo por parte da estatal, que atualmente vive sua mais grave crise e deve registrar novo saldo negativo em decorrência das crescentes paralisações em suas operações. Desde o último balanço anual, que registrou perdas de R$ 21,5 bilhões em 2014, a empresa tem vivido um agravamento dos impactos da Operação Lava-Jato e nada indica ainda uma recuperação nas finanças da companhia.

Como forma de aprimorar seu fluxo de caixa e obter novos recursos para reduzir seu endividamento, a Petrobrás de Aldemir Bendine (foto) busca dar novo fôlego à venda de ativos, que se encontra paralisada diante do cenário pouco favorável no mercado nacional. No início deste mês, no entanto, a companhia afirmou que pretende vender 98 concessões para blocos onshore em fase de produção, de onde são extraídos 35 mil barris por dia, além de outros seis em fase de exploração.

Os resultados podem também influenciar o processo de venda da BR Distribuidora, que se encontra em análise de desinvestimento desde meados de outubro e foi posta em espera até que fosse registrada uma melhora no mercado. Há informações de que a estatal avalia hoje abrir mão do controle da subsidiária, que não vem atraindo o interesse de investidores como havia sido previsto, mas não há ainda sinalizações claras por parte da diretoria.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of