NOVA TECNOLOGIA PODE AMPLIAR EFICIÊNCIA E REDUZIR CUSTOS NA OPERAÇÃO DE PAINEIS SOLARES
Uma nova tecnologia pode estar próxima de aprimorar os resultados da indústria de energia solar, e as perspectivas são boas para os próximos anos. Com foco no aumento da eficiência na geração e na redução de custos, especialistas norte-americanos vêm avaliando aplicações do mineral perovskite, composto de cálcio e titânio, em paineis solares. As vantagens operacionais do material podem impactar em novas mudanças para o setor e prometem aumentar a competitividade na comparação com os sistemas compostos por silício.
O sistema inovador vem sendo avaliado em novas pesquisas desenvolvidas pelas Universidades de Cambridge e de Oxford, que hoje realizam aplicações experimentais com o mineral. Entre as principais vantagens do produto estão sua abundância e a menor demanda de energia necessária para sua fabricação, o que poderá implicar em uma redução de custos pela metade. Além disso, o material pode ser aplicado em formatos finos e flexíveis, facilitando sua utilização na indústria.
A tendência, no entanto, é de que as operações iniciais com perovskite não venham para substituir o uso do silício, mas acompanhá-lo. Segundo pesquisadores de Oxford, a aplicação do material deverá ser feita com base em tecnologias já existentes de geração energética, com uma previsão de melhora de 20% na eficiência.
Deixe seu comentário