CNOOC REGISTRA PIOR RESULTADO FINANCEIRO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS E DARÁ PRIORIDADE PARA MERCADO CHINÊS
O mês de março é significativo para a economia mundial, com diversas empresas divulgados os resultados obtidos no último ano. Dentro da indústria de petróleo os números têm sido desanimadores, como mostra o mais recente caso, da petrolífera e produtora de gás chinesa Cnooc, que teve perdas 66,4% no lucro líquido de 2015, ficando em 20,25 bilhões de yuans (US$ 3,1 bilhões). Para melhorar suas finanças, a Cnooc anunciou que irá focar no mercado offshore chinês.
Em comunicado, a companhia afirmou que os resultados foram impactados diretamente pela queda no preço do barril do petróleo, que atinge todo o segmento globalmente. Mesmo com a queda de receita, os índices de produção aumentaram 14,6% em relação ao ano de 2014, totalizando 495,7 milhões de barris de óleo equivalente.
Este é o pior resultado da companhia nos últimos dez anos, que anunciou que irá buscar se reposicionar no mercado de petróleo. Os investimentos feitos no Canadá, onde é a terceira maior produtora do país, e na África serão repensados, com foco prioritário na indústria chinesa. “Na área de exploração, nós iremos priorizar nossa força de trabalho no offshore chinês”, afirmou o presidente da empresa, Yang Hua (foto).
A decisão de investir mais no mercado interno mostra o interesse da companhia em continuar reduzindo seus custos, como vem fazendo nos últimos anos. Em 2015, os gastos de capital da empresa caíram 37,9%, ficando em 66,5 bilhões de yuans. O contínuo corte de custos é a estratégia adotada já que os executivos chineses preveem que o custo do barril continue abaixo do esperado neste ano.
Deixe seu comentário