FINEP ABRE DOIS EDITAIS DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E DISPONIBILIZA R$ 390 MILHÕES
A Finep, presidida por Wanderley de Souza (foto), está lançando dois editais que vem muito a calhar para os pesquisadores e as instituições que vêm se dedicando à inovação, já que a escassez de recursos dificultou o avanço dos projetos e agora essas duas chamadas podem representar uma nova lufada de ar no ambiente.
Tratam-se de dois editais voltados para ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia), totalizando R$ 390 milhões – divididos igualmente entre as chamadas –, sendo que os recursos não precisam ser reembolsados. As somas são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
De acordo com a Finep, um dos editais é uma chamada pública voltada para centros nacionais de infraestrutura científica de caráter multiusuário e está dividida em duas linhas. A primeira tem como objetivo fomentar e fortalecer os centros já estabelecidos, enquanto a segunda pretende induzir a instalação de novos centros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Já o segundo edital é uma carta convite destinada a laboratórios multiusuários dos institutos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem como principal objetivo fortalecer os centros através da aquisição e da manutenção de equipamentos multiusuários e seus sistemas integrados, bem como da contratação de pessoal qualificado para a operacionalização destes equipamentos.
Deixe seu comentário