USINA SOLAR DA ESPANHA USA SAL FUNDIDO PARA MANTER TURBINAS FUNCIONANDO E GERAR ENERGIA 24 HORAS | Petronotícias




faixa - nao remover

USINA SOLAR DA ESPANHA USA SAL FUNDIDO PARA MANTER TURBINAS FUNCIONANDO E GERAR ENERGIA 24 HORAS

A Espanha inaugurou em setembro do ano passado, uma usina de energia solar que funciona até mesmo à noite: a Gemasolar.  A usina da Torresol  Energy custou US$ 325 milhões e é fruto de uma joint venture entre a Abu Dhabi’s Masdar Energy e a Sener, empresa espanhola de engenharia e construção. O projeto é pioneiro e usa sal fundido para manter as turbinas funcionando após o anoitecer. São 2.650 grandes espelhos, um receptor no topo de uma torre central de 450 metros e uma temperatura de 930 graus Fahrenheit que podem fornecer energia para 27.500 famílias no sul da Espanha e gerar economia de mais de 30 mil toneladas em emissões de dióxido de carbono. O repórter Estephano Sant’Anna conversou com o diretor técnico da Torresol, Santiago Arias, da Espanha, sobre os desafios, competitividade e promessas do projeto Gemasolar.

Como a usina de energia solar pode trabalhar 24 horas por dia?

Gemasolar pode operar por 15 horas, sem receber nenhuma energia solar, graças ao seu sistema de armazenamento. No verão, há muitos dias com uma irradiação suficiente para operar durante o dia e encher o sistema de armazenamento para o limite superior. Nestas condições, operamos 24 horas, dia e noite, em plena potência. Já no inverno, os dias são mais curtos, então na maior parte das vezes o sistema de armazenamento não está completo até o final do dia. Para isso, temos a opção de reduzir a capacidade da turbina durante a noite, para ajustar a quantidade de eletricidade fornecida dependendo da procura. Isso significa que é capaz de dar força total à rede nos horários de pico, quando a demanda é muito grande ou, por outro lado, reduzir este nível quando a população está dormindo. Este sistema de armazenamento permite que a planta estique suas horas de produção eléctrica para além do pôr-do-sol, independentemente da cobertura de nuvens.

A tecnologia é pioneira no mundo?

Apesar da empresa de engenharia e construção, Sener, já ter aplicado sua tecnologia solar com capacidade de armazenamento térmico por toda Espanha, Gemasolar é a primeira fábrica a aplicar o sistema térmico de 15 horas de armazenamento térmico configurado com uma torre central e uma série de heliostats. Somos os primeiros a fazer isso no mundo inteiro. Este sistema melhora significativamente o desempenho destas usinas em comparação com usinas sem capacidade de armazenamento. Além disso, como já disse antes, ele também torna possível gerenciar o fornecimento de energia elétrica enviada para a rede e responder a picos de demanda. A confiabilidade da energia solar torna-se comparável a de usinas convencionais alimentadas por combustíveis fósseis, o que é decisivo enquanto a procura por energias renováveis só aumenta.

Quando começou a funcionar?

Em maio de 2011, após quatro meses de testes. Começou a fornecer eletricidade para 27.500 famílias.

Quais os investimentos e parcerias relacionados a este projeto?

O Gemasolar é um projeto que começou em 2006, quando a Sener projetou e instalou uma unidade experimental na Plataforma Solar de Almeria (PSA), um centro espanhol de pesquisa. O foco da Sener foi no desenvolvimento e design de um receptor de sal fundido como um aspecto-chave da tecnologia, além de outras inovações que também foram necessárias para desenvolver o projeto, como os heliostats de 120m2. Durante 2006 e 2007, a Sener validou a tecnologia e o sistema de armazenamento. Depois, deu mais um passo ao criar uma empresa específica para promover projetos de energia solar, a Torresol. Até então, a Sener já tinha vários projetos para clientes até que decidiu não apenas fazer um trabalho para os outros. A partir daí, passou a promover seus próprios projetos térmicos solares para demonstrar novas tecnologias e investir em longo prazo. Procurou o apoio de outro grupo de investimentos especializado na promoção de tecnologias limpas e claro interesse no desenvolvimento de energia renovável, a Masdar, uma subsidiária da Mubadala Development Company que é um fundo de investimentos do emirado de Abu Dhabi. Sener e Masdar juntaram-se em Março de 2008 e a Torresol Energia foi oficialmente criada com 60% de propriedade da multinacional espanhola de tecnologia e 40% pela Masdar.

A Espanha é líder em energia eólica na Europa e bem posicionada no uso de luz solar. Como vocês chegaram a esse patamar?

Não posso dizer sobre a energia eólica já que a Sener não é especializada nisso, pelo menos não a Torresol Energy, mas não posso negar que a Espanha hoje é líder no setor solar. Isso fica claro pelo número de projetos entregues na Espanha e também pela tecnologia espanhola que vai sendo exportada para outros países. Chegamos a esse patamar graças, antes de tudo, aos investimentos privados das empresas espanholas técnicas em projetos solares que envolvem um grande esforço em R&D. Por outro lado, acho que as últimas leis do país tem sido muito favoráveis a este tipo de teconologia.

Quando comparada a usinas de outro tipo, a Gemasolar é rentável?

Bom, ela é a primeira usina no mundo a aplicar em escala comercial a tecnologia de armazenamento já mencionada. A eficiência deste sistema é significativamente superior à de outras plantas termelétricas solares em operação comercial de hoje. Assim, a fábrica representa um ponto de partida para a estratégia de redução de custos no setor de energia termosolar. Esse é um dos principais objetivos da Torresol Energy, a conversão dessa energia limpa em uma sólida alternativa para combustíveis fósseis energias. A Gemasolar tem 19,9MW de potência e é capaz de fornecer 110 GWh de energia limpa e segura, anualmente, para abastecer 27.500 residências. Além disso, a usina pode reduzir as emissões anuais de CO2 em mais de 30.000 toneladas.

Em que pontos o projeto é vantajoso ou não?

As principais vantagens são a alta capacidade de armazenamento térmico, o baixo risco operacional e a maior eficiência do ciclo. Devido ao sistema de armazenamento, a operação de turbina não é imediatamente afetada por uma sequer nuvem ou vento. Nunca para. A desvantagem é a falta de competitividade com as fontes tradicionais, como petróleo ou gás. Mesmo assim, é uma inovação que nos faze esperar uma redução dos custos de geração em poucos anos. Devemos ter em mente que esta é a primeira tentativa do tipo. Esperamos construir e operar usinas maiores, com esta mesma tecnologia, que será mais eficiente quando usada em larga escala.

Qual a repercurssão de Gemasolar em seu país?

É um marco no setor de energia solar, não só aqui na Espanha, mas a nível mundial. Um monte de empresas e meios de comunicação de todo o mundo pediram para visitar a fábrica e, em outubro do ano passado, foi inaugurada pelo Rei da Espanha e pelo Sheikh Mohamed bin Zayed AlNahyan, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi .

A Espanha suspendeu os subsídios para novas instalações de produção de energia renovável. Isso compromete a Gemasolar?

Nem um pouco. A suspensão das bonificações implica novos projetos, e não os já existentes, tanto Gemasolar como as outras usinas (Valle 1 e 2) que a Torresol Energia tem em Cadiz (Espanha).

Em quanto tempo o projeto Gemasolar vai dar lucro?

Esperamos que o retorno dos investimentos chegue em aproximadamente 20 anos, mas, com certeza, temos sempre que lembrar que este é o primeiro projeto e o mais inovativo. Os próximos serão, certamente, com menos custos. E também o esperado ciclo de vida desta usina é de 40 anos.

Vocês já contataram outros países? Eles manifestam interesse?

Sim. A ideia da Torresol Energy e da Sener é continuar desenvolvendo essa tecnologia pelo mundo afora. No momento, Sener tem projetos na índia e nos Estados Unidos. Também está estabelecendo vários outros contatos em outros países. Torresol Energy está trabalhando em projetos com os Estados Unidos e Abu Dhabi, além de já estar procurando oportunidades em mercados emergentes que visam projetos solares para o futuro como Chile, África do Sul, Omã, Jordão e outros.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Paulo Henrique TargianoSELMA DUARTE Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
SELMA DUARTE
Visitante
SELMA DUARTE

Realmente, como muito bem colocado na entrevista, a inauguração desta usina com toda a inovação que traz à área de energia solar é um marco mundial que precisa ser comemorado .

Parabéns à Abu Dhabi’s Masdar Energy e a Sener pelo desenvolvimento de tão brilhante projeto que deve servir como incentivo aos países para que compartilhem e somem suas experiências e competências firmando outras parcerias de sucesso .

Paulo Henrique Targiano
Visitante
Paulo Henrique Targiano

Ótima matéria, inevitavelmente o mundo precisa buscar novas alternativas para geração de energia limpa, sem dúvida a energia solar deverá tomar uma posição importante neste cenário.
O custo desta geração ainda é muito alto, talvez isso seja o maior entrave em investimentos em usinas termo-solares. Sugiro a leitura de uma matéria mais aprofundada neste assunto.
Segue o link: http://www.ecodebate.com.br/2008/05/03/a-energia-solar-do-deserto-e-a-solucao-para-a-crise-energetica-da-europa/

Um forte abraço.