FINLÂNDIA INAUGURA SEU PRIMEIRO TERMINAL DE GNL
Uma das capitais mundiais do frio, onde até o gelo pede cobertor no inverno, a Finlândia inaugurou seu primeiro terminal de Gás Natural Liquefeito, construído na cidade de Pori, no oeste do país. A primeira carga foi entregue nos últimos dias, a partir de um fornecimento vindo de Zeebrugge, na Bélgica. O transporte foi feito pelo navio Coral Energy.
O empreendimento ainda está em fase final de comissionamento, com a previsão de entrar em operação plena a partir de agosto, iniciando o fornecimento para clientes em setembro. Os investimentos somados no terminal, da empresa Skangas, estão avaliados em cerca de 81 milhões de euros, dos quais 23 milhões foram financiados pelo governo finlandês.
O objetivo da Skangas, controlada pela estatal finlandesa Gasum (51%) em parceria com o grupo Lyse (49%), de origem norueguesa, é atender à demanda de gás natural do setor químico e energético da região.
“Estamos fortalecendo nossa posição de liderança em GNL nos países nórdicos”, afirmou a CEO da Gasum, Johanna Lamminen (foto).
A Gasum também controla uma unidade de liquefação e um terminal de GNL na cidade de Rivasika, na Noruega, além de outros terminais em Ora, também em território norueguês, e em Lysekil, na Suécia. Em 2015, o grupo foi responsável pelo fornecimento de 500 milhões de metros cúbicos de gás natural à Finlândia, à Noruega e à Suécia.
O país nórdico já se prepara inclusive para ter um segundo terminal de GNL, na cidade de Tornio, na região noroeste, previsto para ser inaugurado em 2018, após receber investimentos somados em 100 milhões de euros.
Deixe seu comentário