PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL ATINGE 100 MILHÕES DE METROS CÚBICOS POR DIA NO BRASIL
A produção de petróleo apresentou um crescimento significativo nos últimos meses, com grande contribuição do pré-sal, mas o gás natural também está despontando na linha de crescimento. Em maio, a produção diária atingiu a marca de 100 milhões de metros cúbicos do insumo extraídos por dia no País.
Os dados são do Ministério de Minas e Energia, divulgados a partir do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, e indicam um aumento de 4,2% em relação à média do mês anterior e de 7,1% comparado ao mesmo período de 2015.
Além disso, a queima de gás, que poderia indicar um subaproveitamento dessa produção, foi reduzida em maio, ficando em 3,7 milhões de m³/dia, cerca de 8,3% a menos do que em abril. No entanto, a reinjeção de gás cresceu 1,9% no mês, passando a responder por 28 milhões de m³/dia. Ou seja, 28% do total produzido.
Apesar do quadro mais produtivo, a demanda pelo gás natural continuou caindo no país, com redução de 6% em relação ao mês anterior. Na análise do governo, a situação é fruto de uma queda na atividade do segmento termelétrico, que diminuiu a demanda de 26,5 milhões de m³/dia para 22,4 milhões de m³/dia no período.
Deixe seu comentário