WALTER MENDES DEIXA CONSELHO DA PETROBRÁS PARA PRESIDIR A PETROS
Novo troca-troca de cadeiras no conglomerado de relações do grupo Petrobrás e do fundo de pensão de seus funcionários. O economista Walter Mendes (foto) renunciou ao cargo de conselheiro da estatal e à presidência do Comitê de Auditoria Estatutário da companhia para poder assumir a presidência da Petros, o que depende apenas de confirmação pelo Conselho Deliberativo da instituição.
De acordo com a Petrobrás, Mendes tem larga experiência no setor de gestão de recursos de fundos de pensão e sua indicação é parte do processo de reformulação e mudanças na governança da Petros que já vem sendo implementado desde julho de 2015. O economista trabalhou em Londres na firma britânica especializada em gestão de fundos para investidores institucionais Schroder lnvestment Management PLC, que posteriormente comandou no Brasil após a abertura da primeira filial local. Depois disso, teve grande interação com fundos de pensão também no Itaú-Unibanco de 2003 a 2010.
“O Dr. Walter Mendes é o profissional mais qualificado no mercado para ocupar a função de presidente da Petros”, disse o presidente do Conselho Deliberativo da Petros e diretor de gás da Petrobrás, Hugo Repsold.
Para a vaga deixada por Mendes no Conselho, foi eleito Marcelo Mesquita, sócio co-fundador da Leblon Equities e co-gestor dos fundos de ações e Private Equity. Marcelo tem 25 anos de experiência no mercado acionário brasileiro, dos quais 10 anos foram no UBS Pactual (1998-2008) e sete anos no Banco Garantia (1991-1998). Ele foi indicado por Mendes e Guilherme Affonso Ferreira, conselheiros eleitos na última assembleia geral ordinária pelos acionistas minoritários. Mesquita exercerá a função até a próxima assembleia da Petrobrás.
Deixe seu comentário