MOVIMENTO CONTRA O FRACKING REÚNE PREFEITOS DE SANTA CATARINA
O movimento contra as técnicas de fraturamento hidráulico, conhecido como fracking (denominação em inglês), está ganhando força no Brasil e nos últimos dias reuniu uma série de prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Vale Itajaí (AMAVI), de Santa Catarina, para um debate com a organização 350.org, que atua em 158 países tentando conter o avanço desse tipo de exploração.
O objetivo da organização é que esses prefeitos, responsáveis pela administração de 28 cidades de Santa Catarina, criem ou fomentem leis voltadas ao banimento da pesquisa, exploração e explotação de hidrocarbonetos, como o gás não convencional, por meio da técnica de fracking.
“A campanha Não Fracking Brasil está realizando dezenas de capacitações, oficinas, seminários e audiências públicas em todo o Brasil, como este realizado na AMAVI. Estas ações têm o intuito de banir o Fracking e outros hidrocarbonetos que sejam danosos ao meio ambiente e à segurança hídrica e alimentar de nosso povo”, afirmou o coordenador de campanhas climáticas da 350.org e fundador da Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima (Coesus), Juliano Bueno de Araujo.
CORRIGINDO ERRO DE GRAFIA: Para o perfeito entendimento do texto no sentido eminentemente técnico do artigo publicado faz-se necessário corrigir a grafia do termo “faturamento” que significa o ato de faturar, emitir fatura ou ordem de pagamento, pela grafia correta “fraturamento”, significando ato de romper, colapsar ou quebrar uma estrutura sólida de um determinado mineral. Assim teremos: O movimento contra as técnicas de fraturamento hidráulico, conhecido como fracking (denominação em inglês), está ganhando força no Brasil e nos últimos dias reuniu uma série de prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Vale Itajaí (AMAVI), de Santa Catarina, para… Read more »