IRÃ FAZ ACORDO COM EMPRESAS PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
A NIOC, empresa petrolífera iraniana, buscando aumentar sua produção de petróleo para atender ao mercado internacional, anunciou nesta terça-feira (4) um novo tipo de contrato com empresas petrolíferas locais com um estilo menos restritivo. É a primeira iniciativa formal para envolver empresas produtoras e exploradoras de petróleo visando fortalecer a sua produção. Foram mudanças que o mercado já estava aguardando e que poderão, de alguma forma, impactar o preço do barril no mercado mundial, após anos de sanção internacional, que proibia a venda do petróleo iraniano.
Em um comunicado formal, as autoridades iranianas disseram que: “O Ministério do Petróleo saúda a cooperação com todas as empresas que podem ajudar a aumentar a produção do Irã”.
O website oficial do ministério citou o ministro do Petróleo, Bijan Zanganeh, dizendo depois que o acordo foi assinado, o primeiro contrato com o novo modelo, foi com a Petroleum Contrato Irã (IPC), para desenvolver a segunda fase do campo Yaran. Também foi assinado um outro para recuperação avançada de petróleo e mais um para melhorar a recuperação de petróleo. Foram assinados contratos também para o campo de petróleo Koupal, com a Pérsia Oil & Gas Industry Development Co. (POGIDC).
Bijan Zanganeh disse que o Irã vai assinar mais contratos até março de 2017, mas não quis dar mais detalhes. A agência de notícias Tasnim Irã disse que a NIOC vai assinar um novo contrato com a IPC na quarta-feira. “O Irã precisa de investimento mais de US$ 100 bilhões para desenvolver o seu setor de petróleo. Congratulamo-nos com a cooperação com todas as empresas. São companhias que podem fornecer o capital e as mais recentes tecnologias para aprimoramento de recuperação”, disse Zanganeh. O contrato assinado na terça-feira é de US$ 2,5 bilhões. O campo de petróleo Yaran é no sudoeste do Irã, perto da fronteira com o Iraque. Depois de alcançar um acordo nuclear marco com seis grandes potências em 2015, as sanções impostas a Teerã foram suspensas em janeiro. Membro da OPEP, o Irã pretende aumentar sua produção de petróleo para níveis pré-sanção de 4 milhões de barris por dia (bpd), mas tem capacidade para produzir 5,7 milhões de barris por dia, sendo que para isso precisa de investimento estrangeiro para desenvolver seus campos de produção.
Deixe seu comentário