RELATÓRIO DO CONSELHO MUNDIAL DE ENERGIA DESTACA IMPORTÂNCIA DA ENERGIA NUCLEAR PARA GERAÇÃO MUNDIAL
O novo relatório do Conselho Mundial de Energia destacou a importância da fonte nuclear para a geração mundial de energia de larga escala em consonância com as metas de redução de gases do efeito estufa.
O documento afirma que com o crescimento de países da Ásia, onde as formas existentes de geração de energia estão enfrentando várias limitações, a energia nuclear é vista por vários governos como uma parte importante do mix de geração.
A diretora-geral da Associação Mundial Nuclear, Agneta Rising, disse durante o lançamento do novo relatório que o ano de 2015 foi muito positivo para a energia nuclear. “No ano passado, foi duplicada a capacidade de energia nuclear disponível. Em 2015, foram 10 GWe de nova capacidade nuclear, sendo que esse número tinha sido abaixo de cinco e até mesmo zero durante os 25 anos anteriores”, declarou.
Rising destacou também que há ainda a construção de novas plantas nucleares em outras partes do mundo. “Nos EUA há quatro construções de reatores, na Europa cinco, nos Emirados Árabes quatro, e temos também reatores em construção no Paquistão, Argentina, Brasil, Ucrânia e Belarus”, afirmou.
O relatório do Conselho Mundial de Energia indica também que a produção mundial de urânio aumentou 40% entre 2004 e 2013, principalmente por causa do aumento da produção do combustível no Cazaquistão, maior produtor do mundo.
Deixe seu comentário