PETROBRÁS ANUNCIA REDUÇÃO NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS E UMA NOVA POLÍTICA DE REAJUSTES | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS ANUNCIA REDUÇÃO NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS E UMA NOVA POLÍTICA DE REAJUSTES

pedroA montanha  pariu um rato, mas não deixou de ser  uma notícia importante para o mercado nacional.   Depois de tanta especulação com a convocação de uma coletiva  sem se revelar o tema central da entrevista, a Petrobrás anunciou a redução dos preços de gasolina e diesel em suas refinarias. Os reajustes  entrarão em vigor a partir da meia noite deste sábado(15). O diesel terá redução média de 2,7% e a gasolina, de 3,2%. A política de preços sofrerá revisões uma vez por mês e acompanhará a tendência do mercado internacional, podendo haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias.

A decisão de cortar os preços foi tomada pela diretoria executiva da estatal considerando o crescente volume de importações. A nova política de preços determina que os valores nunca fiquem abaixo dos que são praticados no mercado internacional, incluindo já custos com frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias. Haverá ainda uma margem para remuneração de riscos derivados da operação, como instabilidade cambial e dos preços, e também será levado em conta o nível de participação da empresa no mercado. E mais do que isso, a decisão da Petrobrás será empresarial e não será mais instrumento de política econômica do governo. A Petrobrás disse ainda que, para estimular o aumento das vendas e permitir flexibilização na gestão comercial de derivados, poderá dar descontos para diesel e gasolina, mas que os preços jamais ficarão abaixo dos custos da empresa.

Desde que a Petrobrás convocou uma entrevista coletiva na noite de quinta-feira(13) sem revelar o assunto, criou-se uma especulação no mercado interno. As empresas, esperançosas, torciam pela retomada das contratações. Falou-se em retomar as obras do Comperj, o anuncio de novas descobertas importantes e até mesmo no anuncio da venda da BR Distribuidora. O anuncio do reajuste dos preços foi bom e importante, mas deixou um gosto de frustração em quem quer algo mais da Petrobrás.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Luciano Seixas ChagasLuciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Caríssimos, Apesar da redução dos preços dos combustíveis ser absolutamente salutar e benéfica para os brasileiros ou para quaisquer povos do mundo, isso é feito no momento que os dirigentes da Petrobras anunciam que ela passa por uma difícil e caótica situação financeira. Assim fica caracterizada uma verdadeira DICOTOMIA gerencial. Por um lado, o senhor Pedro Parente vende preciosos ativos, estratégicos mesmo, como Carcará e a sua rede de dutos e postos e campos petrolíferos do pós-sal capazes de produzir até 100 mil barris diários, por outro a própria empresa anuncia redução do preço do combustível, danoso ao seu caixa,… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Corroborando a minha postagem anterior aparece na Globo os senhores Pedro Parente, Jorge Celestino e Ivan Monteiro “sugerindo” aos donos dos postos abaixarem o preço dos combustíveis. Isso é que é gestão financeira da diretoria com a mensagem: vamos diminuir o faturamento da Petrobras. Isso é bom. Faltaram dizer para quem? Assim, com as nossas medidas, as extorsivas taxas de juros cairão e oxalá a taxa de inflação mensal que surpreendeu os governantes de plantão, que ficarem estarrecidos com taxa baixa ao sabor da queda do preço do feijão, do tomate e do chuchu. Nunca vi tanta tentativa e sorte… Read more »