PETROBRÁS ANUNCIA REDUÇÃO NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS E UMA NOVA POLÍTICA DE REAJUSTES
A montanha pariu um rato, mas não deixou de ser uma notícia importante para o mercado nacional. Depois de tanta especulação com a convocação de uma coletiva sem se revelar o tema central da entrevista, a Petrobrás anunciou a redução dos preços de gasolina e diesel em suas refinarias. Os reajustes entrarão em vigor a partir da meia noite deste sábado(15). O diesel terá redução média de 2,7% e a gasolina, de 3,2%. A política de preços sofrerá revisões uma vez por mês e acompanhará a tendência do mercado internacional, podendo haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias.
A decisão de cortar os preços foi tomada pela diretoria executiva da estatal considerando o crescente volume de importações. A nova política de preços determina que os valores nunca fiquem abaixo dos que são praticados no mercado internacional, incluindo já custos com frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias. Haverá ainda uma margem para remuneração de riscos derivados da operação, como instabilidade cambial e dos preços, e também será levado em conta o nível de participação da empresa no mercado. E mais do que isso, a decisão da Petrobrás será empresarial e não será mais instrumento de política econômica do governo. A Petrobrás disse ainda que, para estimular o aumento das vendas e permitir flexibilização na gestão comercial de derivados, poderá dar descontos para diesel e gasolina, mas que os preços jamais ficarão abaixo dos custos da empresa.
Desde que a Petrobrás convocou uma entrevista coletiva na noite de quinta-feira(13) sem revelar o assunto, criou-se uma especulação no mercado interno. As empresas, esperançosas, torciam pela retomada das contratações. Falou-se em retomar as obras do Comperj, o anuncio de novas descobertas importantes e até mesmo no anuncio da venda da BR Distribuidora. O anuncio do reajuste dos preços foi bom e importante, mas deixou um gosto de frustração em quem quer algo mais da Petrobrás.
Caríssimos, Apesar da redução dos preços dos combustíveis ser absolutamente salutar e benéfica para os brasileiros ou para quaisquer povos do mundo, isso é feito no momento que os dirigentes da Petrobras anunciam que ela passa por uma difícil e caótica situação financeira. Assim fica caracterizada uma verdadeira DICOTOMIA gerencial. Por um lado, o senhor Pedro Parente vende preciosos ativos, estratégicos mesmo, como Carcará e a sua rede de dutos e postos e campos petrolíferos do pós-sal capazes de produzir até 100 mil barris diários, por outro a própria empresa anuncia redução do preço do combustível, danoso ao seu caixa,… Read more »
Corroborando a minha postagem anterior aparece na Globo os senhores Pedro Parente, Jorge Celestino e Ivan Monteiro “sugerindo” aos donos dos postos abaixarem o preço dos combustíveis. Isso é que é gestão financeira da diretoria com a mensagem: vamos diminuir o faturamento da Petrobras. Isso é bom. Faltaram dizer para quem? Assim, com as nossas medidas, as extorsivas taxas de juros cairão e oxalá a taxa de inflação mensal que surpreendeu os governantes de plantão, que ficarem estarrecidos com taxa baixa ao sabor da queda do preço do feijão, do tomate e do chuchu. Nunca vi tanta tentativa e sorte… Read more »