PETROBRÁS BATE NOVO RECORDE DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM SETEMBRO
Se tem algo que melhora a cada mês na Petrobrás, é a sua capacidade de produzir. São recordes atrás de recordes, como o que aconteceu em sua produção de setembro. A estatal conseguiu chegar a impressionante marca de 2,24 milhões de barris por dia. Mais uma quebra de recorde mensal. Somando o gás, a companhia produziu o país uma média 2,75 milhões de barris de óleo equivalente, também um recorde. Segundo a Petrobrás o desempenho foi provocado principalmente pelo crescimento da produção nos campos de Lula e Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos.
Os campos do pré-sal produziram, em setembro, 1,46 milhão de barris de óleo equivalente (somado ao gás), alta de 7,3% com relação ao mês anterior. Considerando apenas o petróleo, a produção no pré-sal foi de 1,17 milhões de barris por dia. A Petrobrás informou ainda que, durante o mês, foi batido mais um recorde diário de produção no pré-sal, de 1,23 milhão de barris por dia. A produção de gás natural no Brasil chegou a 81,2 milhões de metros cúbicos por dia em setembro, alta de 2,2% com relação ao mês anterior e também um recorde mensal. Somando as atividades no exterior, a Petrobrás produziu uma média de 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia no mês.
E assim se confirma a potencialidade do pré-sal. Isso sem ao menos conhecermos qual é a real potencialidade da área da acumulação de Carcará onde o petróleo é de melhor qualidade e as pressões elevadas indicam elevadíssimo potencial produtor. A ANP através de análise sensata da Magda indica quão intensa será a disputa da área pertencente ao governo, adjacente a norte e contígua a Carcará, que será leiloada para depois ser unificada, pois já é certo que ela tem continuidade hidráulica com Carcará ou seja tem petróleo confirmado. Outra notícia preocupante é a possibilidade de ausência da Petrobras na compra… Read more »