CPRM LANÇA NOVA EXPEDIÇÃO EM BUSCA DE RESERVAS MINERAIS SUBMARINAS
O CPRM lançou mais uma expedição para pesquisar de depósitos minerais no fundo do oceano Atlântico, na região próxima à costa brasileira. O navio Ocean Stalwart zarpou do porto de Mucuripi em Fortaleza (CE), tendo a bordo pesquisadores da Fundação de Estudos do Mar (Fermar) e de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), participantes da pesquisa, coordenada pelo Centro de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Um campo novo e pouco explorado no setor da mineração, os depósitos minerais submarinos já são alvo de projeto do CPRM, que coordenou diversas expedições à região conhecida como Elevado do Rio Grande em busca de reservas minerais, principalmente de manganês e ferro, e coletou mais de 20 toneladas de material para análise. O Brasil já está entre o seleto grupo de países pesquisando esses reservatórios, que inclusive já são explorados comercialmente no Japão.
Segundo Mauro Lisboa Souza, coordenador da expedição, o objetivo é mapear regiões do Atlântico de interesse econômico para o Brasil. Serão usados equipamentos geofísicos para mapear o leito marinho da região e gerar mapas gravitacionais e magnetometricos da região. O coordenador ainda disse que esta não será a única expedição de 2012, e que serão realizadas outras duas para a mesma região, sendo a última destinada ao recolhimento de material para análise.
O programa do CPRM é considerado estratégico, porque além de ampliar a presença do Brasil no Atlântico, ele amplia o conhecimento geológico do fundo do mar. Financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o programa pioneiro demonstra o interesse do governo em fazer o levantamento do potencial mineral da costa brasileira.
Trata-se do Serviço Geológico do Brasil – CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minarais) ou de outra Instituição?
Caro amigo, a pesquisa é da CPRM.