MAIS PAÍSES ESTÃO OPTANDO PELA CONSTRUÇÃO DE NOVAS USINAS NUCLEARES | Petronotícias




faixa - nao remover

MAIS PAÍSES ESTÃO OPTANDO PELA CONSTRUÇÃO DE NOVAS USINAS NUCLEARES

nuclearHá no mundo atualmente 448 reatores em operação produzindo cerca de 11,5% da eletricidade global. A informação é da Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas, usando os dados mais recentes  de agosto deste ano. A agência supervisiona e controla todos os programas nucleares no mundo. Cada vez mais países estão optando pela construção de novas usinas nucleares. Fundamentalmente porque é uma fonte que produz energia elétrica de forma constante, com preços estáveis ??e previsíveis, sem emissões de carbono na atmosfera. As informações mostram que existem no momento 61 unidades em construção em países como China, Índia, Rússia, Coréia do Sul, Finlândia e França. Em todos eles, as decisões foram baseadas em  problemas energéticos e ambientais locais. Os governantes acreditam que a energia nuclear é um elemento essencial para o presente e futuro energético de seus países. Energia limpa e estratégica.

 Na França, o país da União Europeia mais a favor desta fonte de energia e onde 76,34% da sua eletricidade é nuclear, tem 58 reatores nucleares em operação, criando uma nova unidade de nova geração (EPR). Na Finlândia, 33,74% da eletricidade vem dos quatro reatores em operação, mas  está construindo uma nova unidade e há estudos para uma sexta unidade.  O Reino Unido, que tem 15 reatores que em 2015 produziu a 18,87% da sua eletricidade, decidiu dar a luz verde para a construção de novas usinas nucleares com dois objetivos básicos: para reduzir as emissões e reduzir a dependência externa.

 Há também a tendência de cada vez mais os governos deixarem os projetos e as construções dessas usinas a cargo da iniciativa privada, que busca comercializar a energia. Aos governos caberia a operação das novas unidades. A ameaça do aquecimento e as mudanças climáticas globais, juntamente com o aumento do consumo de eletricidade,  tem levado a diferentes decisões políticas. A maioria considera essencial apostar na continuidade da energia nuclear e decidir pela construção de novas plantas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of