BAIXO PREÇO DO CARVÃO PROVOCA PESSIMISMO PARA O MERCADO INTERNACIONAL DE GÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

BAIXO PREÇO DO CARVÃO PROVOCA PESSIMISMO PARA O MERCADO INTERNACIONAL DE GÁS

lideresABU DHABI – O otimismo do crescimento do gás desapareceu antes cantadO em verso e prosa, desapareceu. Pelo menos é que se pode concluir das reuniões e conferências realizadas aqui na Feira de Petróleo de Abu Dhabi, que termina nesta quinta-feira(10), depois de quatro dias recebendo um público recorde em suas instalações especiais.   Uma feira que não está sendo visitada por brasileiros, mas com o seu crescimento bastante acentuado neste ano, certamente vai atrair empresas e empresários interessados em ampliar o mercado e aproveitas as oportunidades imensas de uma região que, apesar do baixo preço do petróleo, parece estar bastante distante da crise mundial.

Está sendo concluído nas conferências que a demanda pelo gás não é o que se esperava. Principalmente pelo  crescimento mais lento na China, dizem os analistas. Mas o principal vilão, afirmam, é preço barato do  carvão.  Isso está fazendo a indústria do gás sofrer.  Na Europa, o carvão impediu o gás de desempenhar um papel mais importante. De acordo com o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais, a Europa deve considerar novas políticas para reduzir o uso do carvão na produção de energia elétrica. E ainda  pode perder sua meta de reduzir as emissões em pelo menos 40% até o final da próxima década.

 Até 2030, a oferta de carvão sem redução deve cair em mais de 50  % para abrir caminho para fontes de eletricidade de baixo carbono. Alexander Medvedev, da Gazprom, disse que a demanda por energia continuará a crescer. Em 2030, o consumo de energia primária subirá 21 % e em 2040 ele subirá 32 %, enquanto estimativas conservadoras dizem que o consumo de gás crescerá em 30 % em 2030 e em 50 % em 2040.  A empresa russa de gás é uma parte majoritária da Nord Stream, um gasoduto com uma rota fundamentalmente nova para as exportações russas de gás para a Europa. Para apoiar o crescimento do gás, Medvedev disse que a melhor combinação de energia para atingir as metas de mudança climática é ter uma mistura de energia renovável e gás natural, para não jogar um contra o outro:

“A politização desnecessária de gás natural tenta assustar a dependência do gás natural russo – isso não é ético. Mesmo com o crescimento econômico, espera-se que a demanda de gás aumente significativamente em alguns anos. Todos os investimentos necessários já devem ser feitos” .

Vicki Hollub, presidente e executiva-chefe da Occidental Petroleum Corporation, disse que:

 “As exportações de gás dos Estados Unidos poderiam saltar dos atuais níveis para atender à demanda global. Nós não esperamos que seja um grande player de GNL, para poder competir com o Catar, mas há um suprimento saudável de gás que pode continuar a ser construído“.

Enquanto isso, a Indonésia, que era um grande exportador de gás na década de 1970, tornou-se um importador líquido de energia à medida que a produção de petróleo declinou. Espera-se uma demanda significativa de gás da Indonésia, com uma população doméstica crescente. O país tem uma enorme reserva de gás, que é uma solução importante para suas necessidades energéticas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of