GOVERNO DE SÃO PAULO ASSINA ACORDO COM ABESCO PARA INCENTIVAR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO BRASIL
O Brasil ainda está longe do ideal nos avanços em eficiência energética, mas as instituições e governo parecem estar acordando para o assunto recentemente. Agora é o estado de São Paulo quem dá um passo adiante neste cenário, com a assinatura de um acordo de cooperação com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, voltado à promoção de ações de eficiência energética em prédios públicos e privados e à criação de cursos técnicos focados no mercado de trabalho de energias renováveis e de eficiência energética.
A parceria estabelece que as instituições passarão a trabalhar conjuntamente em políticas públicas voltadas para a aplicação prática de ações de eficiência energética em todos os tipos de edificações no Estado de São Paulo, que poderão ser adotadas em outras regiões do país.
Na lista de projetos, estão a criação de dois cursos, sendo um de Sistemas de Energias Renováveis, para formação de técnicos de nível médio, enquanto o outro será de nível superior tecnológico, em Gestão de Energia/Eficiência Energética. Outra ação estudada é a possibilidade de ampliar as linhas de financiamento na Agência de Fomento Paulista Desenvolve SP para projetos de eficiência energética.
“As energias do futuro são as renováveis, mas até que a solar e a eólica tornem-se realidade precisamos adotar todas as medidas que visem um consumo mais racional da energia elétrica”, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles (foto).
Deixe seu comentário