CÂMARA VAI DISCUTIR REGIME DE URGÊNCIA PARA PROJETO QUE PREVÊ CONTRATAÇÃO DIRETA NO PRÉ-SAL
A próxima reunião de líderes da Câmara dos Deputados, na segunda-feira, vai analisar o pedido de urgência para um projeto de lei (PL) que altera os critérios de individualização da produção de áreas do polígono do pré-sal que se estendam por área da União. O PL, caso aprovado, possibilitaria a contratação direta de empresas em áreas unitizáveis do pré-sal.
O pedido de urgência foi feito pelo deputado Celso Pansera, autor do projeto. “Nós queremos aprovar este texto ainda este ano, por isso o pedido de urgência. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, concordou com o projeto e a liderança também já está favorável”, explicou o parlamentar ao Petronotícias. “Essa proposta vai trazer benefícios para estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, como o crescimento dos royalties e o aumento de participações especiais”.
Esta semana, o relator do texto, deputado Marcelo Matos, deu parecer favorável à aprovação da matéria. O texto propõe que a empresa ou o consórcio que realizou a descoberta possa ter o direito de ser operadora nas áreas adjacentes à sua. “Serão descontados da receita da União os custos incorridos pelas empresas ou consórcios e um valor relativo à prestação de serviços pelo operador, nos termos do acordo de individualização da produção”, diz o projeto.
Finalmente planejam e terminam com a consecução do golpe perfeito. Por exemplo, na área norte de Carcará, com óleo descoberto pelo poço mais norte, será operada pela Statoil que adquiriu 66% do Bloco BM-S-8 sendo assim proprietária majoritária do mesmo. Se Carcará, numa análise mui conservadora detém 2 bilhões de barris (boe) de óleo recuperável, na área adjacente, ao norte, o volume será minimamente igual. Isso é certo? Quando o bloco era operado pela Petrobras não houve qualquer proposição semelhante de um deputado patriota. Uns podem achar que é uma nova teoria conspiratória mas os fatos estão aí e há,… Read more »