NOVAS ÁREAS INCLUÍDAS NA 14ª RODADA PODEM TER POTENCIAL SIMILAR AO DO PRÉ-SAL
A inclusão de 10 novas áreas na 14ª rodada de licitações de blocos exploratórios da ANP, prevista para o segundo semestre de 2017, já está abrindo os olhos de muita gente. A expectativa em torno delas é que tenham um potencial parecido com o do pré-sal, por conta da proximidade com a província petrolífera, e o próprio governo está alimentando essas esperanças.
O secretário de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Márcio Felix, aproveitou um evento no Espírito Santo esta semana para jogar lenha na fogueira, ao relatar que as áreas são contíguas ao polígono do pré-sal.
“Elas não estão no polígono do pré-sal, mas quem garante que o pré-sal não está passando um pouco dessa cerca?”, disse.
Félix relatou que o potencial das áreas já era conhecido dentro do governo, mas a decisão havia sido no sentido de preservá-las, por conta dessa proximidade com o pré-sal. No entanto, agora o direcionamento é o oposto, com o intuito de atrair novos aportes financeiros ao País.
“A gente espera que elas sejam arrematadas e que tragam investimentos significativos”, afirmou o secretário.
As 10 áreas serão leiloadas sob o regime de concessão, já que não estão dentro do traçado do polígono do pré-sal que embasou a criação do marco regulatório da província petrolífera, responsável por estabelecer o regime de partilha. O edital do leilão está previsto para ser publicado em janeiro.
Deixe seu comentário