SAUDI ARAMCO INVESTE PESADO NA EXPLORAÇÃO OFFSHORE
A estatal da Arábia Saudita, Saudi Aramco, está investindo pesado no setor de exploração, apesar da crise e do comprometimento de estancar a produção. A gigante saudita vem assinando grandes contratos com empresas estrangeiras para o desenvolvimento de seus campos offshore. A empresa indiana Larsen & Toubro assinou dois contratos com a estatal da Arábia Saudita, no setor de engenharia construção e instalação de unidades de produção. O primeiro contrato envolve o fornecimento e instalação de quatro plataformas de poços no campo Safaniyah, incluindo no escopo colocação de tubulações e cabos submarinos, além de ligações com o topo de duas plataformas. O segundo contrato de EPCI abrange o trabalho de atualização em 17 plataformas de vários campos offshore fora da Arábia Saudita. Não foi divulgado o valor desses dois contratos. mas acredita-se que le possa chegar a mais de 3 bilhões de dólares.
A Aramco tem avançado agressivamente com desenvolvimentos offshore em brownfield, apesar da desaceleração da indústria, incentivando outros projetos no valor de mais de US $ 3 bilhões, no ano passado. O grupo liderado pela Larsen & Toubro já desenvolve um projeto de US $ 1,6 bilhões para a produção de gás. A McDermott já havia recebido três projetos offshore, cujo valor combinado ficava entre US $ 500 milhões a US $ 700 milhões. A italiana Saipem ganhou um contrato no valor de US $ 200 milhões para fornecer instalações para o campo offshore de Abu Safah, da Aramco. Em novembro, a Saipem já havia confirmado a assinatura de dois contratos com a Saudi Aramco, cobrindo os desenvolvimentos em um trio de campos offshore na Arábia Saudita.
O projeto Safaniyah concedido à Saipem envolve a quarta fase de desenvolvimento do campo petrolífero offshore, que inclui jaquetas para 10 novas plataformas de poço e nove decks, além de tubulações e cabos offshore. Safaniyah tem a estimativa de 37 bilhões de barris de petróleo pesado.
Deixe seu comentário