faixa - nao remover

ARÁBIA SAUDITA E IRAQUE INICIAM PREPARATIVOS PARA CORTES NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

jabar-ali-al-luaibiQuem estava cético em relação ao acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para cortar a produção de petróleo este ano já teve os primeiros sinais de que dessa vez parece ser para valer. A estatal da Arábia Saudita, Saudi Aramco, já está negociando com clientes a redução da oferta nos próximos carregamentos de fevereiro, com cortes de até 7%, enquanto que o Iraque anunciou estar fazendo os primeiros preparativos para os seus cortes.

A posição da empresa saudita capitaneia o movimento feito pelo país do Oriente Médio na última reunião da Opep, quando ficou combinado que a Arábia Saudita reduziria em 4,61% sua produção total de petróleo, à época avaliada em 10,544 milhões de barris por dia. Com isso, 486 mil barris deixariam de ser produzidos pela potência petrolífera.

Já o Iraque tinha aceitado reduzir sua produção de 4,561 milhões para 4,351 milhões de barris por dia, num corte de 210 mil barris diários, e agora o ministro do petróleo iraquiano, Jabar Ali al-Luaibi (foto), confirmou o comprometimento com a decisão da Opep.

O corte total previsto pelo acordo, que incluiu Irã e países de fora da Opep, como a Rússia, é de 1,8 milhão de barris, sendo 1,2 milhão dos países da organização e outros 600 mil de outras nações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of