GOVERNO AVALIA FAZER LEILÃO PARA DESCONTRATAR ENERGIA DE RESERVA | Petronotícias




faixa - nao remover

GOVERNO AVALIA FAZER LEILÃO PARA DESCONTRATAR ENERGIA DE RESERVA

energia eólicaO governo brasileiro se deparou com uma situação inusitada este ano. Diante da crise que impacta o País, a demanda por energia caiu fortemente e agora vê-se um excedente contratado, gerando custos para os consumidores além do necessário. Agora, para tentar minimizar o problema, o Ministério de Minas e Energia estuda realizar um leilão de “descontratação” de energia de reserva.

Caso seja levado adiante, o processo poderá contar com empreendimentos que ainda não entraram em operação, que receberiam valores antecipados pelo distrato dos contratos rescindidos por maior lance, segundo o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

“Entre os benefícios dessa descontratação estariam a maior transparência do planejamento e a melhora do fluxo de caixa dos consumidores no presente, ao deixarem de pagar por uma energia cujo custo seria desnecessário”, afirma o órgão, que pretende aprofundar a análise sobre o modelo proposto.

De acordo com o comitê, o País conta com uma sobra estrutural de 8,4 mil megawatts médios (MW) para 2018. Os dados foram levantados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com base no balanço estrutural entre oferta física e carga de energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of