BRASIL E COMISSÃO EUROPEIA ASSINAM ACORDO DE PESQUISA EM BIOCOMBUSTÍVEIS | Petronotícias




faixa - nao remover

BRASIL E COMISSÃO EUROPEIA ASSINAM ACORDO DE PESQUISA EM BIOCOMBUSTÍVEIS

Antonio Bonomi, BioValueO Brasil e a Comissão Europeia assinaram um acordo para desenvolver pesquisas em conjunto na área de biocombustíveis. O foco inicial da parceria é um projeto chamado BioValue, que inclui também empresas privadas, a Fapesp e o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Com o título de “BioValue – Valorização de Cadeia Produtiva descentralizada de biomassa visando à produção de biocombustíveis avançados: desenvolvimento e avaliação de rotas termoquímicas integradas à produção da biomassa e a rotas bioquímicas”, o projeto foi aprovado numa chamada de propostas da Comissão Europeia e órgãos que compõem o programa europeu Horizon 2020, em parceria com a  Fapesp, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O BioValue é coordenado pelo pesquisador Antonio Bonomi, da Divisão de Avaliação Integrada de Biorrefinarias do CTBE, e tem por objetivo a produção de biocombustíveis a partir de resíduos lignocelulósicos (uma classe de materiais complexos e variados) oriundos de diversas culturas, como a cana-de-açúcar.

De acordo com Bonomi, a iniciativa também prevê a utilização de métodos e processos produtivos e logísticos das biomassas e avaliações de sustentabilidade técnica, econômica, ambiental e social.

“O projeto se sustenta nos eixos da produção e logística de aproveitamento de biomassa, com ênfase na cana-energia e em resíduos florestais, no eixo de rotas termoquímica e bioquímica e no eixo da produção de biocombustíveis avançados, em especial os biocombustíveis para aviação, com ênfase na geração de gás de síntese como intermediário”, detalha Bonomi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of