BRADESCO E BNDES ASSINAM CONTRATO PARA FINANCIAR EXPORTAÇÕES
O Banco Bradesco S/A e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) firmaram o primeiro contrato de financiamento de exportações com possibilidade de venda de bens de capital fabricados no Brasil para países africanos. O contrato cria uma linha de crédito de até US$ 200 milhões que será utilizada pra financiar importadores de máquinas e equipamentos brasileiros na África e na América Latina.
A linha de crédito BNDES Exim Automático, criada em 2010 pelo banco, foi a escolhida para operar a concessão de limites de crédito para bancos no exterior. Os bancos no exterior assumem o risco de crédito perante o BNDES, e desembolsam o pagamento aos exportadores no Brasil, após o embarque e à vista.
Desde o início das operações, 30 bancos nas regiões contempladas pelo contrato já obtiveram o limite da linha de crédito, totalizando US$ 1,4 bilhão em financiamento a importadores em países latino-americanos e africanos na aquisição de bens brasileiros. O prazo de pagamento de até cinco anos e as taxas competitivas oferecidas pela linha de crédito contribuem para aumentar as vendas das empresas brasileiras no exterior.
Entre os produtos mais exportados pelo Brasil estão máquinas e implementos agrícolas, ferramentas industriais, veículos de grande porte, geradores, transformadores e equipamentos de telecomunicações fabricados em solo nacional.
Deixe seu comentário