REATORES MODULARES PODEM REVOLUCIONAR A GERAÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS
Um novo projeto da empresa americana NuScale Power, com sede em Portland, pode revolucionar o conceito para a construção de novas usinas nucleares no mundo. As usinas são estruturas feitas usando bilhões de dólares de concreto e aço, mas a ideia é reduzir a sua dimensão para tornar a energia nuclear mais acessível, construída em módulos. Cada módulo é um reator nuclear autónomo de 50 megawatts carregado com combustível padrão de um reator de urânio. Os módulos seriam montados em uma instalação semelhante a uma fábrica e então entregues a empresas de energia elétrica.
O combustível de urânio em cada um de seus módulos seria alojado em um recipiente de contenção especial, submerso em uma piscina. Embora seja considerado uma espécie de miniatura, em termos nucleares ainda é muito grande. Os módulos são pequenos o suficiente para caber em caminhões, mas eles iriam ficar quase nove andares de altura. Além disso, uma usina provavelmente exigiria vários módulos conectados como baterias gigantes.
Cada módulo utiliza menos combustível de urânio, que seria alojado em um recipiente de contenção especial submerso, o que seria um recurso de segurança adicionado. Ao invés de usar bombas, o reator circularia a água usando um sistema natural. A empresa afirma que o projeto é mais simples e mais seguro do que os reatores existentes.
A NuScale já apresentou formalmente o projeto para a Comissão de Regulamentação Nuclear dos Estados Unidos na quinta-feira ( 12). O pedido de aprovação tem de 12 mil páginas e agora será submetido a uma longa revisão pela NRC, que precisa aprovar o projeto antes da construção pode começar. O NRC não determinou prazo para a certificação. A empresa acredita em pouco mais de três anos. Se ganhar a aprovação, NuScale espera montar sua primeira planta em 2026
A empresa diz que os módulos a serem produzidos em escala será mais simples e mais acessível para construir do que uma grande fábrica. Colocar vários módulos em um único local demandará a mesma potência que um reator comercial. A NuScale já está em parceria com um consórcio de utilitários de Utah para construir uma usina de 12 módulos em Idaho, de propriedade do Departamento de Energia dos EUA. A empresa acredita que o projeto de 570 MW pode ser concluído por menos de US $ 3 bilhões. Em comparação, um novo reator de 1.150 MW na Watts Bar no Tennessee custou cerca de US $ 4,7 bilhões e começou a operar em 2016 após alguns anos de atrasos.
É previsto que os módulos também possam ser usados de outras maneiras, como ser instalados perto de turbinas eólicas como backup quando o vento não está soprando. Ou ser usados pelos militares para bases de poder que precisam de eletricidade. Um executivo da companhia disse que cerca de uma dúzia de clientes nos Estados Unidos e no exterior já estão analisando a tecnologia, embora nem todo mundo esteja convencido de que uma usina menor será a melhor.
Deixe seu comentário