ACIDENTE COM AVIÃO MATA O MINISTRO TEORI ZAVASCKI, RELATOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO | Petronotícias




faixa - nao remover

ACIDENTE COM AVIÃO MATA O MINISTRO TEORI ZAVASCKI, RELATOR DA OPERAÇÃO LAVA JATO

Teori-Zavascki-300x216O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, morreu esta tarde (19) depois da queda no mar do avião em que estava próximo ao município de Paraty (RJ). O avião, do  modelo  King Air, caiu por volta das 13h30, próximo à Ilha Rasa. O filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, usou uma rede social para confirmar que o pai foi uma das vítimas do acidente. Teori estava de férias desde o fim de dezembro, mas resolveu antecipar o fim do seu recesso para analisar a delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht. O Presidente Temer lamentou a morte do ministro e decretou luto oficial de três dias no país. A morte prematura do Ministro Teori, provocou dois pedidos de uma investigação policial rigorosa. Primeiramente  pelo Presidente da Associação Nacional de Juízes Federais, Roberto Veloso, e pelo delegado Marcio Adriano Ancelmo, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. O delegado pediu  uma investigação a fundo sobre a morte do Ministro Teori Zavascki:

” Na véspera da homologação da colaboração premiada da Odebrecht,  esse acidente deve ser investigado a fundo. A morte de Teori é o prenúncio do fim de uma era. Ele lavou a alma do STF à frente da Lava Jato. Surpreendeu a todos pelo extremo zelo com que suportou todo esse período conturbado”, afirmou.

Veja a nota da Associação dos juízes:

“Os juízes federais brasileiros estão consternados com a prematura morte do ministro Teori Zavascki. O Supremo Tribunal Federal e o Brasil perdem um magistrado culto, sério, honesto e cumpridor de seus deveres. Diante das altas responsabilidades a ele atribuídas, em especial a condução dos processos da Lava Jato no STF, é imprescindível a investigação das circunstâncias nas quais ocorreu a queda do avião em que viajava.”

O Juiz Sérgio Moro, que preside a Operação Lava Jato, também divulgou uma nota oficial:

” Tive notícias do falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava jato. Espero que seu legado, se serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderoso, não seja esquecido”.

O Presidente da Petrobrás, Pedro Parente, também divulgou uma nota lamentando a morte do Ministro Teori:

“Lamento profundamente o falecimento do ministro Teori Zavascki que relatou com tanta seriedade, firmeza e justiça os processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. É uma grande perda para a justiçã e para o Brasil”

Crédito: Petronotícias

Crédito: Petronotícias

Crédito: Petronotícias

Crédito: Petronotícias

Teori chegou ao posto de ministro do STF em 2012. Anteriormente, havia sido ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ele se formou em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 1972. Na Lava Jato, Teori era o responsável pelos casos que envolvem pessoas com foro privilegiado, como deputados e ministros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of