AGÊNCIA DE RISCO RECONHECE MELHORA NAS CONTAS DA PETROBRÁS E AUMENTA A SUA NOTA NO MERCADO
Ufa ! enfim uma boa notícia para a Petrobrás. Depois de dois anos após retirar o selo de bom pagador da estatal brasileira, a agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor’s) decidiu elevar a classificação de risco da empresa, porque reconhece que houve melhoras na estrutura financeira da companhia e maior previsibilidade. O comunicado foi feita na tarde desta sexta-feira(10). A S&P elevou a nota da empresa de B+ para BB. Com a elevação, a Petrobrás tende a pagar taxas menores quando tomar empréstimos com o mercado financeiro. A Petrobrás perdeu o selo de bom pagador conferido pela S&P em dezembro de 2014, quando enfrentava dificuldades para fechar seu balanço financeiro diante das denúncias de corrupção investigadas pela Operação Lava Jato.
No comunicado, a S&P diz que “Na nossa opinião, estabelecimento de uma política de preços [dos combustíveis] garante visibilidade aos fluxos de caixa e uma estrutura de capital mais equilibrada”. A agência justifica sua decisão reconhecendo que a Petrobrás vem umaestratégia focada em redução acelerada da dívida e fortalecimento de sua liquidez. Mas também diz que as mudanças nos controles internos ainda estão em estágio inicial e há dúvidas sobre a sustentabilidade desse processo em caso de mudança na gestão ou no governo.
Mundo curioso. As agencia sde ratings prevêem cenários, normalmente equivocados e convenientes para alguns, que, quando desmentidos por fatos, mudam as regras e critérios. O que mudou nas finanças Petrobras? E substantivamente no equacionamento da sua dívida? Bastou a empresa ir no mercado por U$ 2 bilhões, captar U$ 4 bilhões e ter oferta de U$ 19 bilhões ,pela louca e ensandecida banca, que discorda do risco e empresta para uma empresa quebrada. Mundo mundo vasto mundo. Porque não me chamo Raymound? Na minha minha modesta opinião a banca analisa, usando quem entende, o potencial de uma empresa, no caso… Read more »