faixa - nao remover

CHINA ALCANÇA RECORDE DE ENERGIA SOLAR INSTALADA EM 2016

TimBuckley-Arkx-SMA China está cada vez mais empenhada em investir em energias renováveis e terminou o ano passado com um desempenho histórico no setor de geração solar. O país alcançou a marca de 33,2 gigawatts (GW) instalados – o dobro do seu recorde anterior de 15 GW obtido em 2015.

Até o ano de 2020, os chineses planejam investir cerca de US$ 360 bilhões em energias renováveis. Além disso, a nação está deixando de lado o carvão. O consumo do produto na produção de energia teve uma queda drástica de 47,5% em 2016. A diminuição é consequência de 200 GW de capacidade de produção a partir de carvão, acrescentada à matriz do país entre 2013 e 2016, que hoje está parcialmente ociosa.

“O carvão é o maior perdedor no mercado de energia chinês. Pelo terceiro ano consecutivo, a produção e o consumo caíram, enquanto a taxa de utilização dos geradores a carvão baixou para 47,5%, o mais baixo de todos os tempos”, comentou o diretor de Estudos de Finanças Energéticas do Institute for Energy Economics and Financial Analysis, Tim Buckley.

Em relação à energia eólica, a China instalou 17,3GW no ano passado, número menor que os 29 GW registrados no ano anterior. Mesmo assim, a geração de energia a partir dos ventos cresceu 19% em 2016. Os chineses também foram os que mais comissionaram energia eólica offshore em todo o mundo no ano passado (489 MW).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of