faixa - nao remover

MOODY´S MELHORA NOTA DA PETROBRÁS E ESTATAL COMEMORA NOVA FASE

kajksA política que a Petrobrás está estabelecendo está agradando as agências de riscos.  A agência Moody’s anunciou nesta segunda-feira (10) a revisão da nota de crédito da Petrobrás, que subiu de B2 para B1. Com esta revisão a empresa está a quatro degraus da zona onde se encontram as empresas mais bem avaliadas pela Moody’s.  Em fevereiro de 2015, no auge da Lava Jato, a agência rebaixou a Petrobrás para categoria de maior risco. Foi a segunda agência a melhorar a nota da estatal este ano – em fevereiro, a Standard & Poors (S&P) tomou decisão semelhante.

A Moody’s mudou a perspectiva da nota da Petrobrás de estável para positiva, o que significa que poderá subir a classificação da empresa novamente, caso veja nova melhora em sua situação financeira. A agência diz que a liquidez e as métricas financeiras da companhia apresentaram evolução nos últimos trimestres, como resultado de menores investimentos, maior disciplina operacional e a valorização do real frente ao dólar, que melhorou os custos. A nova política de preços dos combustíveis, que melhoraram a flexibilidade para sustentar as margens de venda dos produtos e a fatia de mercado da estatal.

Apesar dos pontos positivos, há a  preocupação com riscos de liquidez.  A empresa tem US$ 19 bilhões em dívidas vencendo nos próximos dois anos, período em que o caixa da empresa ainda estará pressionado pelos baixos preços do petróleo no mercado internacional.  Se a companhia arrecadar valores suficientes em seu programa de venda de ativos, se tiver sucesso em operações para refinanciar sua dívida ou fortalecer sua liquidez com melhorias operacionais e financeiras, novas revisões positivas podem ser consideradas.

5
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Luciano Arêas CarvalhoLuciano Seixas ChagasManoel Freitas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Pergunta que não quer calar. Quais os critérios objetivos que levaram a Moody’s a mudar para ascendente a nota da Petrobras? Foi a queda do faturamento bruto? A perda de mercado para os concorrentes? A “facilidade” que a empresa teve de tomar dinheiro emprestado mesmo com a “perspectiva negativa” anterior? Será pelas venda se pretensas vendas de ativos preciosos a preço de banana bem ao gosto da gestão Pullen Parente? Ou será porque os U$ 200 bilhões bem investidos no pré-sal começam a ser facilmente pagos (mais de 50% do valor investidos já retornaram como produção só de petróleo em… Read more »

Manoel Freitas
Visitante
Manoel Freitas

Meu Deus que verborreia desatinada para tentar mais uma vez contestar o incontestável .A agencia Moody`s é formada por incompetentes e só as Fundações formadas pelos Cumpanheiros do PT é que é confiável.Por isso é que a Petrobrás chegou aonde chegou Que tristeza e pobreza de espirito…

Luciano Arêas Carvalho
Visitante
Luciano Arêas Carvalho

E o Manoel continua sem capacidade de argumentação! Parece que não aprende a lição! Já que seu cérebro está tão contaminado com a mono-ideia dos cumpanheiros do PT (como se os cumpanheiros estivessem restritos a um só partido), diga-nos quais são as fundações formadas pelos cumpanheiros? Diga-nos também o por quê da avaliação da agência Moody´s ser confiável! Afinal, o meu xará fez um desafio aos estudantes de pós-graduação de como os prognósticos das agências de ratings ajudaram os países e empresas a evitar crises e de quais os acertos dessas agências após a crise estar instalada. De repente você… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Caro xará. O Manuel gosta de ser mané e redunda como mané. Infelizmente, em nome da boa argumentação e do bom contraditório, ele não merece nossa atenção como é mister nas pessoas deste naipe, mero papagaio, como bem dito por ti. Daí só sai o parolar pelo parlar, e mui provavelmente zurros, para a tristeza e infelicidade da categoria que ele gosta de pertencer e que não deve aceitá-lo. Ele transmite apenas as fofocas comuns típicas de quem tem cultura exclusiva de gibis e de manchetes sensacionalistas. Aprofundar deve ser complicado para ele. O melhor que fazemos é não lhe… Read more »

Luciano Arêas Carvalho
Visitante
Luciano Arêas Carvalho

Vou ficar de olho aqui, até!