JURONG VÊ BOAS CHANCES NA PRIMEIRA LICITAÇÃO DE MÓDULOS PARA FPSOS DA PETROBRÁS | Petronotícias




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JURONG VÊ BOAS CHANCES NA PRIMEIRA LICITAÇÃO DE MÓDULOS PARA FPSOS DA PETROBRÁS

O estaleiro Jurong Aracruz (EJA) está na briga pela encomenda dos módulos e da integração de quatro FPSOs da Petrobrás. O resultado da primeira chamada da estatal, que sai no final de junho, irá envolver duas embarcações e 14 módulos. O EJA está em fase de pré-construção e suas obras devem ser iniciadas no mês de julho.

Os FPSOs, cujos cascos já estão sendo construídos pelo estaleiro da Engevix, devem ser entregues para a integração dos módulos no segundo semestre de 2013. Estas primeiras duas embarcações serão destinadas à exploração dos campos da cessão onerosa do pré-sal da Bacia de Santos. Já a segunda licitação, que ainda se encontra em fase inicial, irá incluir, além dos cascos de mais dois FPSOs, a construção, conversão e integração de 18 módulos.

Para o presidente da Jurong no Brasil, Martin Cheah, a empresa fez uma boa proposta nesta primeira licitação e tem boas chances, porém é mais cauteloso sobre a segunda chamada. Caso se confirme a vitória do estaleiro na primeira licitação, o EJA terá, mesmo antes de sua construção, melhores contratos para cumprir. Já está sob responsabilidade da Jurong a construção da primeira sonda brasileira de perfuração de poços petrolíferos, um contrato de quase US$ 800 milhões, além de cinco outras sondas ainda a serem confirmadas.

Devido a atrasos sofridos por outros estaleiros, como no caso do Estaleiro Atlântico Sul, a Petrobrás está realizando uma auditoria para garantir que os estaleiros participantes de suas licitações sairão do papel. Segundo Martin Cheah, o cronograma do EJA está sendo seguido e a Jurong possui expertise suficiente para tocar o projeto dos módulos.

A Jurong irá investir cerca de R$ 500 milhões na construção do estaleiro, e deve gerar mais de 8 mil postos de trabalho entre operários de postos de operação do estaleiro. Como a demanda já deve ser alta no início do funcionamento do estaleiro, o projeto inicial pode ser ampliado para suprir as necessidades. As alterações incluem um aumento em quase 200 metros no dique seco, e de 400 metros para o cais.

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