faixa - nao remover

TERRORISTAS DO BOKO HARAM CAUSAM A PERDA DE 200 MIL BARRIS DE PETRÓLEO EM MARÇO NA NIGÉRIA

nigeriaO caos provocado pelo grupo extremista Boko Haram coloca em risco a Nigéria, o maior produtor e exportador de petróleo da África.  Uma onda renovada de violência e repetidos ataques contra as mais importantes instalações de petróleo e gás, especialmente os operado pela EXXON e também a ENI, causa grandes transtornos e insegurança. Essas instalações tem sido vítima recentes de ataques, que se refletiu em uma imensa   queda na produção nacional de petróleo nigeriano.  De acordo com dados recentes da Nigerian National Petroleum Corporation, em março a produção reduziu  de 2 milhões de barris diários para para 1,8 milhões. Um prejuízo gigantesco.

Os ataques renovados são uma conseqüência direta de medidas diversas e consecutivas tomadas pelo presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, visando em geral eliminar a corrupção que assola a indústria petrolífera da Nigéria e sua companhia estatal de petróleo, que agora está em processo de reestruturação.  É também em consequência de uma medida direta tomada por Buhari para terminar contratos para proteger instalações de petróleo e gás detidas pelo governo anterior com comandantes rebeldes militantes e cortar também pagamentos e  a ex-comandantes para evitar qualquer levante futuro como o que está acontecendo agora.

Com estes problemas Angola  pode passar a ser o maior produtor de petróleo da África e maior exportador africano de petróleo para os mercados ocidentais e também um importante fornecedor para a China. Angola, que experimentou e superou  uma longa guerra civil e conflitos insurgentes, é atualmente tem uma indústria de petróleo fluindo e próspera.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of