PETREC DESENVOLVE ANÁLISE PETROFÍSICA DO PRÉ-SAL E BUSCA CLIENTES NA OTC
HOUSTON – A empresa Petrec, que está no Pavilhão Brasil da OTC deste ano, vem desenvolvendo análises petrofísicas de amostras de rochas do pré-sal e tem como uma das metas buscar interessados em novos investimentos no Brasil. O presidente da empresa, Josias Silva, aposta na feira de Houston para fazer novas conexões e buscar novas oportunidades no mercado internacional, mas ressalta que a quebra do conteúdo local, como foi feito pelo governo brasileiro, é uma péssima notícia para a indústria nacional. “A quebra desta obrigação não é apenas ruim para a Petrec. É ruim para o País”, afirma.
– Por que decidiu participar do Pavilhão Brasil este ano?
A Petrec entende que a participação no Pavilhão Brasil na OTC é uma oportunidade de divulgar os produtos e serviços oferecidos pela empresa, tanto para o mercado nacional, quanto internacional, além de uma ótima oportunidade de encontrar clientes e fazer negócios. A Petrec já participou de outras edições da OTC, o que proporcionou boas oportunidades e visibilidade, divulgando a empresa no setor de óleo e gás. A experiência da empresa em participações na OTC é muito positiva, com oportunidade de encontrar novos clientes, fidelizar os clientes atuais, realização de parcerias, networking e marketing. Todas estas oportunidades foram o que determinou a participação da empresa nesta nova edição em Houston.
– Como está vendo a retomada da economia, principalmente no setor de petróleo no Brasil?
O Brasil sofreu um grande impacto em sua economia devido à queda do barril de petróleo no mercado mundial, além da crise interna pela qual passamos. Porém, nos últimos meses o barril do petróleo tem se valorizado consideravelmente, o que é muito positivo para esta indústria. Outro ponto importante é a realização de rodadas de licitações previstas para 2017, o que tem movimentado a mercado de óleo e gás no Brasil, que possui um grande potencial petrolífero. Desta forma, com o aumento do barril e com a realização de licitações, espera-se que haja um reaquecimento do setor, o qual atualmente tem apresentado sinais de melhora.
– Já dá para sentir um novo ambiente propício para negócios?
Sim. A PETREC tem sido contactada por várias empresas de serviços e operadoras para a realização de serviços de aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos. Isto mostra um melhor momento para negócios com aumento de demanda para este tipo de serviço.
– A decisão do governo em quebrar o conteúdo nacional, estimulando o envio das obras para o exterior, afeta o seu negócio?
A lei de conteúdo local é boa para as empresas brasileiras, pois obriga que serviços sejam realizados no Brasil, estimulando o mercado local. Somos uma empresa de serviços para o segmento de E&P. Internacionalmente, existem grandes empresas provedoras de serviços que, com a quebra do conteúdo local, estarão concorrendo com a Petrec mesmo não tendo a obrigação de operarem no Brasil. A quebra desta obrigação não é apenas ruim para a Petrec. É ruim para o País. Pois não gera riquezas no Brasil, mas sim aos países de origem destas empresas.
– A sua empresa está pronta para atender às exigências do mercado de petróleo no Brasil?
Sim. A Petrec é credenciada como EAD (Empresa de Aquisição de Dados Geofísicos) e habilitada a solicitar amostras de rochas e fluidos pela ANP. Além disso, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, com profissionais experientes, mestres e doutores em geociências e engenharia.
– É possível concorrer com as empresas estrangeiras fora do Brasil?
A concorrência com empresas internacionais é muito desleal, pois temos que nos submeter a uma altíssima taxa tributária, além de todas as dificuldades de fornecimento de bens e recursos humanos especializados. Mas, em termos de qualidade de serviços e produtos, somos sim bastante competitivos.
– Qual é a sua maior expectativa participando do pavilhão Brasil? Negócios no Brasil ou a busca pelo mercado internacional?
Participando do pavilhão Brasil na OTC, a Petrec espera realizar novos negócios e parcerias, estabelecer a marca da empresa no setor de óleo e gás e divulgar seus produtos e serviços que têm alto valor agregado e diferenciais competitivos de mercado. Os objetivos são negócios tanto no Brasil como no mercado internacional, visto que nossas soluções se aplicam em qualquer parte do mundo.
Como exemplo, podemos citar a RockLab Digital, plataforma web para acesso a amostras de rochas, análises petrofísicas, dados de poços e imagens tomográficas de rochas, cujo modelo de negócio se aplica aos mercados nacional e internacional. A Petrec adquiriu recentemente amostras de rochas do Pré-Sal da Bacia de Santos. Este acervo conta com 60m de testemunhos, plugs, lâminas e amostras laterais de 6 poços estratégicos cujas informações e análises serão acessadas através do RockLab Digital, com potenciais clientes tanto no Brasil, quanto internacionais.
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