INDÚSTRIA DE ONDAS DE PECÉM SERÁ INAUGURADA DURANTE O RIO +20
Será lançada durante o Rio +20 a usina de ondas do Porto de Pecém, que irá transformar os movimentos do oceano em energia. A iniciativa, de autoria do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, é pioneira na América Latina e irá abastecer o próprio porto.
O empreendimento foi financiado pela Tractebel, com apoio do governo do estado do Ceará, e funciona por meio de braços mecânicos, que têm bóias nas extremidades, e fazem movimentos de subida e descida conforme as ondas levantam e abaixam as bóias. Com estes movimentos são acionadas bombas hidráulicas que fazem com que a água doce corra em um circuito fechado de alta pressão.
O Brasil é um país que possui grande potencial para aproveitar este tipo de energia. Com um vasto litoral de cerca de 8 mil quilômetros, o país poderia receber usinas de ondas que produziriam aproximadamente 87 gigawatts. Com 20% deste valor sendo convertido em energia elétrica, a geração destas usinas equivaleria a 17% da capacidade atual de geração de energia no Brasil.
Qual o custo do KWh, para o EB e para o Brasil?
Boa tarde,
Gostaria de saber como enviar currículo para
estagiário de engenharia de produção.
Atenciosamente
Rosane Passos Ribeiro