faixa - nao remover

VULKAN VAI AUMENTAR PARTICIPAÇÃO NO SETOR DE ÓLEO E GÁS DE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

ElisA crise no setor de óleo e gás brasileiro tem feito com que as empresas aqui instaladas busquem alternativas no exterior. Esse foi o caminho encontrado pela Vulkan, que recentemente abriu filiais no México e na Colômbia para atender o segmento de petróleo. E segundo a diretora de vendas e marketing da Vulkan do Brasil, Elisângela Melo, a meta é seguir aumentando a participação da companhia nesses países. A executiva revelou ainda que a empresa pretende atualizar sua linha de produtos para o setor de óleo e gás em breve. Apesar do momento difícil do Brasil, Elisângela afirma que a Vulkan continua de olho em negócios no País. “O que podemos dizer é que devido a diversidade de segmentos em que atuamos, mesmo com a baixa de novos projetos seguimos alinhados ao nosso planejamento, porém com negócios mais relacionados a área de serviços, por exemplo“, explicou.

Quais são os principais negócios da companhia atualmente para o setor de óleo e gás?

A Vulkan do Brasil atua com sua divisão de negócios, Vulkan Drive Tech, no setor de óleo e gás em toda a América Latina, dessa forma no momento devido a retração do mercado nacional, nossos esforços estão mais direcionados em outros países, como México e Colômbia, onde abrimos 2 filiais no ano passado.

A empresa tem perspectiva de lançar novos produtos para este segmento nos próximos meses?

Para esse setor de óleo e gás nós lançamos recentemente a nova geração dos nossos Acoplamentos Flexíveis de Lâminas, DISCFLEX DNZ A, que atende as Normas API 610 e 671, e cujo principal diferencial tecnológico foi a ampliação de até 28% da sua transmissão de torque, se comparado aos modelos já existentes no mercado mundial. E nos próximos meses seguiremos com a atualização dessa linha, que denominamos como Geração 2,  com atualizações em outros aspectos de layout visando melhor atender o mercado global.

Qual a expectativa da empresa em relação ao setor de óleo e gás no médio e longo prazo?

Não tenho números liberados para divulgação mas nossa expectativa é seguir aumentando nossa atuação nos mercados de óleo e gás desses outros países da América Latina.

Qual a importância deste segmento para a Vulkan?

Esse segmento é bastante importante para a Vulkan não somente para o portfólio de produtos da área industrial, como acoplamentos, freios, grampos de ancoragem e contra recuos, que fornecemos diretamente para aplicação em refinarias e campos de exploração, mas também por estar totalmente conectado ao setor marítimo que é o principal negócio da empresa em termos globais, através da nossa divisão de negócios Vulkan Couplings, a origem da empresa é no setor naval.

A senhora poderia explicar os principais pontos e vantagens dos dois últimos lançamentos da empresa (MDS2 e VULKARDAN F)?

O MDS2 é um Sistema de Monitoramento, dessa forma sua principal vantagem é permitir aos operadores planejar o trabalho de manutenção sobre os principais componentes de transmissão de um sistema de propulsão ou de gerador, reduzindo o tempo de inatividade e os custos.  Em tempos de Indústria 4.0, esse produto está totalmente alinhado a essa necessidade da parte operacional.

Com relação ao VULKARDAN F  é um Acoplamento Flexível para motores, geradores e sistemas de propulsão em geral, e a principal vantagem desse lançamento é o fato de ser mais compacto e até 40% mais leve que os tradicionais; permitindo assim um menor tempo de instalação e menor custo já que o cliente poderá utilizar um acoplamento menor em sua aplicação.

Qual os planos da empresa para o setor naval? Como a empresa planeja expandir sua atuação nesse mercado?

A Vulkan segue investindo bastante em tecnologia de materiais e desenvolvimento para termos produtos com excelente desempenho porém cada vez mais competitivos, bem como em novos produtos e soluções para área acústica, em alinhamento as tendências das exigências de órgãos reguladores globais.

E para o setor de energia? Como anda a atuação no mercado de energias renováveis?

Fomos os primeiros fabricantes a produzir nacionalmente freios para turbinas de aerogeradores, os primeiros fornecimentos foram em 2009, dessa forma já temos uma base estabelecida e seguimos atuando em novos projetos, porém infelizmente os leilões não estão acontecendo no ritmo que o mercado esperava. Também já atuamos há muitas décadas com freios para turbinas hidrelétricas e seguimos participando de todos os recentes projetos.  Outro setor que também atendemos, porém com menor participação, é o setor de biomassa.

Qual a importância do mercado brasileiro para a empresa? Quais são as perspectivas de negócios no Brasil?

O mercado brasileiro tem muita importância para a empresa não somente com relação a resultados da operação brasileira mas também pelo fato da engenharia da nossa divisão industrial ser baseada no Brasil, além de sermos também uma das cinco plantas de produção internacional do grupo Vulkan.  Com relação as perspectivas de negócios no Brasil após os últimos acontecimentos no cenário político está difícil fazer alguma previsão, mas o que podemos dizer é que devido a diversidade de segmentos em que atuamos, mesmo com a baixa de novos projetos seguimos alinhados ao nosso planejamento, porém com negócios mais relacionados a área de serviços, por exemplo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of