faixa - nao remover

TOTAL FAZ ACORDO DE U$ 4 BILHÕES PARA EXPLORAR GÁS EM CAMPO GIGANTE DO IRÃ

totalO Irã vai assinar um acordo de US $ 4 bilhões com a francesa Total para desenvolver a fase 11 do gigante campo de gás South Pars, disse o ministro do Petróleo, Bijan Zangeneh. Zangeneh e o Chefe do Executivo, Patrick Pouyanne, se reuniram em Viena durante a  reunião da OPEP na e discutiram o acordo. A assinatura do contrato com a Total está muito próxima e será feita em menos de um mês.  A Total assinou um acordo com a National Iranian Oil Company (NIOC) em novembro de 2016, mas disse  no início de fevereiro que uma decisão final sobre o acordo dependia ainda  de uma confirmação do  novo governo norte-americano  em relação as  sanções sobre o Irã.

Um grande banco europeu, cujo nome não foi  revelado,  irá fornecer garantias.  Autoridades iranianas já disseram que esperam que o primeiro contrato sob a nova fórmula seja assinado, marcando um ponto de inflexão em meses de antecipação à medida que o país reabre seu setor de petróleo e gás para os negócios. Algumas empresas tinham preocupações sobre o novo contrato, mas essas preocupações foram removidas agora.

O Irã nomeou 29 empresas internacionais como elegíveis para licitar projetos de petróleo e gás, mas elas estão esperando que o país finalize o novo modelo, conhecido como o Contrato de Petróleo do Irã (IPC). O novo modelo tem sido objeto de repetidas revisões em meio a temores de que poderia comprometer os interesses nacionais do Irã à custa de tornar os negócios com o país mais flexível. A  Total tornou-se a primeira petrolífera ocidental a assinar um acordo energético depois que a União Europeia e os Estados Unidos aliviaram as sanções como parte de um acordo nuclear com a República Islâmica.

O projeto South Pars 11 terá uma capacidade de produção de 1,8 bilhões de pés cúbicos por dia, ou 370 mil barris de óleo equivalente por dia. O gás produzido será alimentado na rede de gás do Irã. A Total operará o projeto com uma participação de 50,1% ao lado da Petropars, com 19,9%, e da empresa estatal chinesa de petróleo e gás CNPC, com 30%. A petrolífera francesa também planeja investir no campo de petróleo Sul Azadegan.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of